O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) confirmou que haverá mudanças no cronograma do desligamento da TV analógica em algumas cidades brasileiras. O ministro Gilberto Kassab disse que a portaria com as alterações das datas será publicada nos próximos dias. A medida atende a solicitação do Gired, que decidiu na quarta-feira passada (19) o apagão analógico nas regiões metropolitanas. O adiamento também prejudica o processo de migração AM-FM nessas regiões.
De acordo com o MCTIC, o desligamento do sinal analógico da TV em Fortaleza (CE) e Salvador (BA) será alterado de julho para setembro. Em Belo Horizonte (MG), o sinal digital da televisão chegará na segunda semana de novembro e não mais em julho. As cidades do interior de São Paulo terão o sinal digital na quarta semana de novembro e não mais em setembro. Já o desligamento das transmissões analógicas foi mantido para julho, no Recife (PE), e outubro, no Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
A decisão do MCTIC confirma a deliberação do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que na semana passada decidiu sobre a necessidade de uma revisão do cronograma destas cidades.
O adiamento foi pedido pela EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), ligada às companhias telefônicas, que têm interesse no processo porque vão explorar com telefinia móvel as frequências a serem desocupadas pelas emissoras.
A EAD argumentou que não tem condições de distribuir os 5 milhões de kits conversores previstos para essas cidades até o final do ano. Esses kits contêm antena e conversor do sinal digital para televisores analógicos e são financiados pelas empresas telefônicas que irão herdar os canais das TVs.
Com informações da ABERT
Tags:
Rádio, migração, switch off, analógica, radiodifusão, Brasília