As obras de músicos e compositores amapaenses ou dos que moram no Amapá poderão ter um espaço obrigatório nas programações musicais das rádios AM e FM transmitidas no estado. O projeto de lei aguarda sanção do governador após ser aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
De acordo com o projeto de número 111/2016, de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC), a lei determinará “que as emissoras de rádio AM e FM que transmitam ou retransmitam sinal, ou que possuam atividades comerciais no estado do Amapá, disponibilizem no mínimo 20% da grade musical à divulgação de trabalhos musicais compostos ou interpretados por artistas amapaenses”. O projeto acrescenta ainda que as obras são de qualquer gênero musical, de profissionais da música nascidos ou radicados no estado. O texto foi aprovado após quase um ano de tramitação na Casa de leis.
O deputado DaLua classificou na justificativa do projeto que a música do Amapá tem origem multicultural, a partir da mistura de povos indígenas e descendentes africanos. Ele destacou ainda ritmos que vão além dos tradicionais marabaixo e batuque, como brega, música popular brasileira e o rock. A ideia seria dar destaque na mídia para esses artistas que, na opinião dele, são deixados de lado e perdem espaço para obras estrangeiras e de outros estados.
“O presente projeto visa estabelecer um percentual mínimo de trabalhos musicais compostos ou interpretados por artistas locais a serem veiculados nas emissoras de rádio, objetivando permitir que artistas regionais ganhem mais visibilidade, bem como possam ter possibilidade de ver seus trabalhos divulgados”, comentou DaLua.
Com informações do G1
Tags:
Rádio, músicas, assembleia legislativa, Macapá