Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 08 de Maio de 2017 @ 09:26

STJ rejeita limitação à propaganda de bebidas alcoólicas

Brasília - Turma seguiu decisão do STF que liberou publicidade de bebidas com teor alcoólico inferior a 13º

Publicidade
Seguindo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu liberar a publicidade em rádio e televisão de bebidas com teor alcoólico inferior a 13 graus Gay Lussac (GL) – como cervejas e vinhos. Apenas as bebidas de graduação alcoólica superior é que continuam com os comerciais restritos ao período de 21h às 6h. A decisão foi unânime.
 
 
O relator do caso, ministro Herman Benjamin, afirmou que estava “apenas” seguindo a decisão do STF. “Estou simplesmente cumprindo decisão do STF que na ADO 22 tratou na perspectiva constitucional do tema principal”, afirmou. Em abril de 2015, o STF rejeitou as limitações à propaganda de bebidas com teor alcoólico inferior a 13 graus, como pedia a Procuradoria Geral da República (PGR).
 
A decisão teve efeito vinculante para todas as instâncias, e suspende decisões do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que restringiram a publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau nas emissoras de rádio e televisão. Os ministros aplicaram os índices da chamada Lei Seca (Lei 11.705/2008), referente à ingestão de bebidas alcoólicas por motoristas, à propaganda de cervejas e bebidas mais leves.
 
Segundo explicou Herman Benjamin, o STF afirmou que ao disciplinar e restringir a propaganda de produtos com concentração alcoólica superior a 13 graus, a Lei 9.294/1996 não nega o teor alcoólico das demais bebidas com concentração alcoólica inferior ao padrão de medição definido, limitando-se a restringir àquelas as exigências estabelecidas.
 
Ainda, como lembrado pela 2ª Turma do STJ, o Supremo entendeu que “os responsáveis pela propaganda de bebidas alcoólicas com teor inferior ou superior a 13 graus devem observar as normas relativas à sua atividade, inclusive aquelas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Ao passo que os condutores de veículos que dirigirem sob a influências do álcool deverão observar as normas do Código de Trânsito e do Código Civil, por exemplo”.
 
Por fim, Benjamin explicou que o STJ está vinculado à decisão do Supremo e, por isso, deu provimento aos recursos especiais da Abert, da Cervbrasil e da União e julgou improcedente o pedido do MPF na ação civil pública.
 
Com informações do Jota
Tags: Rádio, publicidade, bebida alcoólica, STJ, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.