Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017 @ 12:59

ACAERT vence ações contra irregularidades de rádios comunitárias em Santa Catarina

Florianópolis - Processos tramitaram no âmbito da justiça estadual: na comarca de Rio do Sul e no Tribunal de Justiça, em Florianópolis

Publicidade
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) teve duas decisões favoráveis na Justiça catarinense em ações movidas contra irregularidades cometidas por rádios comunitárias. A entidade está com processos que tramitaram no âmbito da justiça estadual, tanto na comarca de Rio do Sul e no Tribunal de Justiça, em Florianópolis.
 
 
Na mais recente delas, a sentença foi emitida pelo juiz Luís Paulo Dal Pont Lodetti da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O magistrado condenou a Associação Riosulense de Cultura e Radiodifusão Comunitária Jovem Rio por desrespeito às normas legais que regulam a atividade, em especial a veiculação de propagandas comerciais extrapolando o raio de cobertura e em nítido desvio de finalidade, caracterizando concorrência desleal. 
 
Outra conquista importante aconteceu no âmbito do Tribunal de Justiça, contra a rádio comunitária de Salete, também da região do Alto Vale do Itajaí. Na decisão, o desembargador Henry Petry Junior, relator da matéria, considerou que está evidenciado nos autos o desrespeito ao preceito legal porque a rádio distorceu o conceito de "apoio cultural" ao promover atividade publicitária em meio inadequado. Por esse motivo, a câmara determinou que ela se abstenha de manter tal prática, sob pena de multa pecuniária diária. A decisão da 5ª Câmara Civil do TJSC foi unânime. 
 
O advogado Fernando Rodrigues Silva, assessor jurídico da ACAERT, faz um alerta aos anunciantes, “de forma clara podemos entender que a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina nos faz refletir que todas as empresas que contratam rádios comunitárias que não respeitam a legislação, de certa forma coadunam com a prática da ilegalidade”. Ele ainda complementa que “por exemplo, uma empresa que contrata apoio cultural para promover publicidade e propaganda em uma rádio comunitária, está contribuindo com a prática ilegal desta rádio, eis que é vedada a propaganda”.
 
Outro ponto merece atenção especial por parte dos anunciantes administração pública, que precisam estar atentos aos princípios de publicidade e eficiência na hora de contratar um veículo de comunicação, pontos que não são atendidos pelas emissoras de radiodifusão comunitária, uma vez que a abrangência delas se limita a 1 Km da antena transmissora. “Podemos citar como exemplo uma campanha de vacinação municipal de uma rádio comunitária localizada no Campeche, a mensagem não será recebida pelos moradores do Norte da Ilha”, afirma Silva. 
 
Com informações da ACAERT
 
Tags: Rádio, ACAERT, radcom, justiça, Santa Catarina

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.