Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Sendo você o responsável por uma migrante AM-FM que está quase estreando em FM. O que você faria na "nova FM"?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Maio de 2017 @ 10:54

México ordena que dispositivos FM sejam ativados em smartphones

São Paulo – Medida vale apenas para celulares que contam com chip FM desativado

Publicidade
De acordo com uma publicação no Jornal Oficial da Federação do México, fabricantes de smartphones e aparelhos celulares básicos vendidos no país, deverão fazer a ativação do chip FM para que os usuários possam ter acesso ao dial FM pelos aparelhos. A norma foi redigida pelo Instituto de Telecomunicações Federal (IFT) que determina que, com exceção de dispositivos que não têm o hardware necessário para habilitar serviços de rádio FM, os fabricantes ou usuários finais devem habilitar o chip receptor integrado em todos os aparelhos que contam com a opção. 
 
 
"Se o dispositivo tem todos os componentes para permitir a funcionalidade do receptor de frequência de radiodifusão sonora em modulação de fabricação, deve ser habilitado e ativado para o usuário, de modo que não há bloqueio ou restrição para operação", menciona o decreto. A medida ressalta que o funcionamento do serviço de rádio FM é muito útil em momentos de emergência ou desastre, quando as redes de serviço móvel podem parar de funcionar corretamente, permitindo que a população mexicana fique consciente de todas as informações relevantes através do emissoras.
 
Segundo o levantamento do IFT, atualmente 97% dos aparelhos vendidos no mundo estão equipados com este chip, mas apenas 34% estão ativados. O México é o primeiro país no mundo que exige que todos os telefones celulares e smartphones vendidos no país tenham habilitado o rádio FM. 
 
Vale ressaltar que, segundo a provisão técnica conhecida como IFT-011-2017, os fabricantes estão obrigados a ativar os chips existentes, mas não estão obrigados a manter a produção dos aparelhos com o chip.
Tags: Rádio, México, smartphone, FM, chip

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

E-mail: [email protected]


...
tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.