Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017 @ 09:21

Painel sobre a migração AM/FM encerra SET Nordeste em Fortaleza

Fortaleza – Encontro foi realizado nos dias 17 e 18 na capital cearense

Publicidade
O painel “Rádio online e migrações para o FM” encerrou as atividades do SET Nordeste 2017 na tarde desta quinta-feira (18), em Fortaleza (CE). Marco Túlio Nascimento, vice-diretor de rádio da SET, moderou a sessão, que contou com palestras de Carmen Lúcia Azulai, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT); Paulo Fernandes, diretor executivo da CBN Recife e André Cintra, diretor técnico da ABERT. Os convidados debateram os impactos da internet no mercado de rádio e expuseram detalhes do processo de migração do AM para o FM no Brasil e no Ceará.
 
 
Liliana Nakonechnyj, presidente da SET, realizou a abertura do SET Nordeste 2017 na tarde de quarta-feira (17) e afirmou que o evento marca o início de uma parceria institucional da SET com o Sebrae. “O Sebrae é um órgão que está trabalhando para a convergência das indústrias criativas. É uma parceria que está começando neste evento aqui em Fortaleza e que ainda vai nos render muitos bons frutos. Gostaria, desde já, agradecer ao representante deles aqui, o Glauber Uchoa”, frisou Liliana.
 
A presidente da SET ressaltou que o principal objetivo da entidade é, justamente, ser um ponto de encontro para atualizações e trocas de ideias sobre as tecnologias do audiovisual. “De 1988 a 2017, muitas coisas mudaram e vivemos a revolução digital. A SET busca, desde o início, trazer esses diversos players para a mesma discussão. O nosso intuito é que a entidade seja esse ponto de encontro onde as tecnologias possam ser colocadas em debate, para que consigamos melhorar os negócios do país na área do audiovisual”.
 
No dia do encerramento do evento, Marco Túlio Nascimento realizou uma apresentação introdutória na qual mostrou dados do mercado norte-americano de rádio e falou do cenário de convergência digital no setor. “O ouvinte, hoje, é ‘atacado’ pelo rádio via internet nos carros, que estão conectados, nas casas que estão conectadas, nos dispositivos móveis que estão conectados e, obviamente, nas emissoras de rádio FM tradicionais que também estão transmitindo digitalmente”. Nos Estados Unidos, disse o executivo, 50% da audiência das rádios ainda vem do AM e do FM; 20% da população ouve em smartphones e 12% no computador.
 
Carmen Lúcia Azulai, presidente da ACERT, apresentou uma pesquisa sobre o rádio em Fortaleza divulgada pelo Ibope em dezembro de 2016. A audiência online na capital cearense é muito pequena, referiu. Apenas 1% dos entrevistados ouviam as rádios no computador, 10% no celular e 6% em outros meios; 83% dos ouvintes ainda utilizavam plataformas tradicionais que não dependem de conexão com a internet.
 
André Cintra, integrante da Diretoria Técnica da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), apresentou os resultados do processo de migração do AM para o FM no país e lembrou que, no início do processo, a audiência do AM no Brasil era de 7%, em comparação com uma audiência de 93% da FM, o que ratificava a necessidade de avançar com o projeto. “No Ceará, eram 106 rádios AM, das quais 66 requereram a migração. Dessas 66, 56 emissoras foram alocadas na faixa”, detalhou Cintra aos broadcasters da região.
 
“Hoje, em todo Brasil, temos 1.442 emissoras que pediram para migrar, das quais 1.006 já estão incluídas no plano de migração (18 delas estão em coordenação), 59 estão sobrestadas e 346 já foram consideradas inviáveis. No Ceará, conseguimos 85% de canais na faixa. Um total de cerca de 400 contratos já foram assinados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Este número aumenta desde novembro de 2016, porque o órgão realiza um mutirão para dar celeridade ao processo”, explicou o representante da ABERT.
 
Paulo Fernandes, diretor executivo da CBN Recife, contou que, em Pernambuco, três emissoras já fizeram a migração e lembrou da dificuldade que os radiodifusores enfrentaram no início. “Chegar ao valor ideal de potência para o radiodifusor foi o mais complicado. Em princípio, os valores apresentados foram altos demais. Até que, com um estudo da ABERT, houve uma readequação: a rádio que teria o maior valor no Brasil seria a emissora de maior audiência da cidade de São Paulo, a maior do país; a rádio que teria a menor potência, consequentemente, seria a menor emissora, do menor município. Aí se estabeleceu o critério vigente, com base em dados do IBGE e do Ibope”.
 
Ao final da sessão, os organizadores do evento realizaram os tradicionais sorteios de brindes oferecidos pelos patrocinadores dos encontros regionais e os broadcasters que acompanhavam o painel se reuniram para uma foto coletiva.
 
Com informações da Revista da SET
Tags: Rádio, SET, Nordeste, radiodifusão, Fortaleza

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.