Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 06 de Junho de 2017 @ 15:04

O Rádio hoje | Rádio segue como plataforma de maior alcance nos Estados Unidos

São Paulo - Levantamento aponta que o rádio continua a frente de plataformas como a televisão e os smartphones

Publicidade

Um levantamento realizado pela Nilsen, referente ao último trimestre de 2016, aponta que o rádio segue como a plataforma de maior alcance nos Estados Unidos, com 93% nesse quesito. Esse valor posiciona o rádio norte-americano à frente da televisão e de smartphones. O meio rádio também é consumido mesma proporção por todas as faixas etárias nos Estados Unidos, também segundo um estudo realizado pela Nielsen. Já no Brasil, o alcance médio do meio rádio é de 89% nas principais regiões metropolitanas, segundo o Kantar Ibope Media.

O alcance aponta o consumo de uma determinada plataforma ou formato de mídia. Com 93%, o rádio é seguido nos Estados Unidos pela Televisão (89%), smartphones (83%), PCs (50%), TVs conectadas (44%) e tablets (37%). Vale lembrar que há um forte investimento do setor de radiodifusão em ambientes on-line em território norte-americano, considerando que o conteúdo do rádio já é consumido em plataformas como smartphones, PCs e tablets (através dos portais on-line e dos aplicativos móveis).

O estudo aponta o alcance semanal nos Estados Unidos e o rádio tem o seguinte desempenho por faixa etária: 92% entre 18 e 34 anos, 95% entre 35 e 49 anos e 92% para a faixa a partir dos 50 anos. Isso também posiciona a plataforma rádio como a de maior uniformidade entre as faixas. Por exemplo: com 83% de média, o smartphone alcança 91% entre 18 e 34 anos, 96% entre 35 e 49 e 70% a partir dos 50 anos. Já a televisão, com média de 89%, recua na faixa “mais jovem” (18 a 34) com 79%, contra 94% do público com idade de 50 anos ou superior.

 

Outro fato curioso sobre o consumo de rádio nos Estados Unidos é a uniformidade nas faixas etárias. Por exemplo: o rádio representa 16% da audiência por plataforma, valor atingido nas faixas etárias de 18 a 34, 35 a 49 e a partir dos 50 anos. A televisão amplia a sua parcela na audiência entre o público mais velho, enquanto o smartphone tem uma maior participação entre os mais jovens.

 

Com informações do Radar do portal ZYD Digital. Fonte: Nielsen / The Nielsen Comparable Metrics Report Q4 2016

Tags: Rádio, levantamento, audiência, alcance, Estados Unidos, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.