Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Terça-Feira, 06 de Junho de 2017 @ 15:04

O Rádio hoje | Rádio segue como plataforma de maior alcance nos Estados Unidos

São Paulo - Levantamento aponta que o rádio continua a frente de plataformas como a televisão e os smartphones

Publicidade

Um levantamento realizado pela Nilsen, referente ao último trimestre de 2016, aponta que o rádio segue como a plataforma de maior alcance nos Estados Unidos, com 93% nesse quesito. Esse valor posiciona o rádio norte-americano à frente da televisão e de smartphones. O meio rádio também é consumido mesma proporção por todas as faixas etárias nos Estados Unidos, também segundo um estudo realizado pela Nielsen. Já no Brasil, o alcance médio do meio rádio é de 89% nas principais regiões metropolitanas, segundo o Kantar Ibope Media.

O alcance aponta o consumo de uma determinada plataforma ou formato de mídia. Com 93%, o rádio é seguido nos Estados Unidos pela Televisão (89%), smartphones (83%), PCs (50%), TVs conectadas (44%) e tablets (37%). Vale lembrar que há um forte investimento do setor de radiodifusão em ambientes on-line em território norte-americano, considerando que o conteúdo do rádio já é consumido em plataformas como smartphones, PCs e tablets (através dos portais on-line e dos aplicativos móveis).

O estudo aponta o alcance semanal nos Estados Unidos e o rádio tem o seguinte desempenho por faixa etária: 92% entre 18 e 34 anos, 95% entre 35 e 49 anos e 92% para a faixa a partir dos 50 anos. Isso também posiciona a plataforma rádio como a de maior uniformidade entre as faixas. Por exemplo: com 83% de média, o smartphone alcança 91% entre 18 e 34 anos, 96% entre 35 e 49 e 70% a partir dos 50 anos. Já a televisão, com média de 89%, recua na faixa “mais jovem” (18 a 34) com 79%, contra 94% do público com idade de 50 anos ou superior.

 

Outro fato curioso sobre o consumo de rádio nos Estados Unidos é a uniformidade nas faixas etárias. Por exemplo: o rádio representa 16% da audiência por plataforma, valor atingido nas faixas etárias de 18 a 34, 35 a 49 e a partir dos 50 anos. A televisão amplia a sua parcela na audiência entre o público mais velho, enquanto o smartphone tem uma maior participação entre os mais jovens.

 

Com informações do Radar do portal ZYD Digital. Fonte: Nielsen / The Nielsen Comparable Metrics Report Q4 2016

Tags: Rádio, levantamento, audiência, alcance, Estados Unidos, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.