Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Junho de 2017 @ 07:43

Exclusivo: 105 FM, Metropolitana, Mix FM e Jovem Pan FM avançam em São Paulo

São Paulo - Band FM segue sozinha no topo. Rádio Bandeirantes apresenta forte variação de audiência e crava a sua melhor marca

Publicidade
O mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização da audiência FM, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Pelo segundo mês consecutivo, o rádio FM viu uma variação negativa na média de ouvintes por minuto do universo, situação que pode ter sido motivada por recentes mudanças de canais em algumas FMs paulistanas. Porém, várias estações não participaram dessa tendência e viram as suas médias serem ampliadas na comparação com a pesquisa passada. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre março a maio de 2017):
 
 
Sem mudanças
 
O “top 5” da audiência FM na Grande São Paulo segue inalterado neste primeiro semestre de 2017. A Band FM 96.1 continua dona na liderança geral nos principais períodos da medição, mantendo uma audiência superior a 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e uma boa vantagem para as demais FMs medidas. E a vice-líder geral, Nativa FM 95.3, também mantém uma condição confortável, com uma distância considerável para as demais emissoras acompanhadas pela pesquisa.
 
A Transcontinental FM 104.7, terceiro geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também se destaca ao variar de forma positiva no período e ver a sua condição no “top 3”, com vantagem segura para as demais FMs do ranking. Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo) e Gazeta FM 88.1 (voltou a variar de forma positiva na pesquisa) aparecem na sequência, ambas com volumes consideráveis de audiência.
 
Top 10 com novidades
 
O “top 10” da audiência FM contou com vários destaques que não seguiram a tendência de queda no universo de ouvintes. Há mais de um ano em sexto geral, a Metropolitana FM 98.5 voltou a variar de forma positiva no ranking e segue isolada nessa condição no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na sequência, a 105 FM 105.1 aparece sozinha em sétimo geral e é dona da maior variação positiva entre as dez primeiras colocadas no ranking de São Paulo. 
 
Também é destaque a variação positiva vista no índice da Mix FM 106.3, emissora que retomou a oitava colocação geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e cravou a sua melhor marca de audiência na comparação com os últimos três resultados trimestrais. E a Mix é acompanhada pela 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que também variou de forma positiva e pulou para a nona colocação no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
 
A Jovem Pan FM 100.9 também se destacou ao apresentar um novo crescimento em média de audiência, sendo o maior índice obtido pela rádio na comparação com os últimos três resultados. A variação somada a movimentação do meio FM reposicionou a Jovem Pan FM no “top 10” do 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
 
Feliz FM 92.9 (líder no gospel, rádio que vive um processo de mudança de canal - parte da audiência medida ainda é referente a 92.5 FM), Rádio Disney FM 91.3 e Top FM 104.1 são as rádios mais próximas do “top 10” e cravaram médias semelhantes no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
 
Mais avanços
 
A Antena 1 FM 94.7 também se destacou ao variar de forma positiva no ranking geral e evoluir duas posições no ranking 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de perto pelas rádios Kiss FM 102.1, NOVABRASIL FM 89.7 e CBN FM 90.5 (esta última também apresentou um crescimento de destaque na comparação com a pesquisa passada).
 
O mercado de São Paulo também observou uma forte variação no índice de audiência da Rádio Bandeirantes FM 90.9, rádio que cravou a sua melhor marca no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com os resultados obtidos desde a mudança na abordagem da pesquisa (ocorrida em janeiro de 2016 - saiba mais no final desta matéria), superando a BandNews FM 96.9 neste período.
 
Adore FM 98.1 e Rádio Trânsito Caçula de Pneus FM 92.1 apresentaram de novo um crescimento em seus índices na comparação com a pesquisa anterior (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), rádios que já vinham de melhoras em suas médias na comparação com o resultado atualizado em abril
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 
  
 
 
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, São Paulo, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.