Dezenas de radiodifusores participaram nesta terça-feira (13), na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, de um workshop sobre o funcionamento do Sistema Mosaico. O evento foi uma iniciativa da ABERT em conjunto com a Anatel. São Paulo e Curitiba também receberam eventos para discussão sobre o sistema.
O Mosaico é uma ferramenta desenvolvida pela Agência que automatiza o processo das solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão. De maneira didática, o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, Yroá Robledo Ferreira, fez um passo a passo de todas as funcionalidades da ferramenta, desde a página principal até a conclusão de diversos serviços que o Mosaico disponibiliza.
Entre os vários benefícios, o Mosaico permite que todo o processo que tramita na Anatel seja transparente, célere, eficiente e de fácil manuseio para o usuário. Além disso, a ferramenta garante agilidade no trabalho da Anatel, representando um ganho de 95% no tempo de resposta da Agência para o radiodifusor.
Em São Paulo,
o evento foi realizado no dia 1º. A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) realizou um seminário para explicar o sistema que automatiza o processo sobre as solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão. O evento contou com mais de cem radiodifusores, que tiveram palestras com especialistas da área.
Em abril,
evento foi organizado pelas entidades AERP e SERT/PR, em parceria com a Anatel e esclareceu as dúvidas de técnicos e radiodifusores sobre o novo sistema. A expectativa é de que o Mosaico represente um ganho de mais de 95% no tempo de resposta da Anatel para os pedidos e processos das emissoras.
Tags:
Rádio, mosaico, ABERT, ANATEL, Brasília