As elevadas temperaturas e os fortes ventos fizeram que o incêndio que começou em Pedrógão Grande, em Portugal, no sábado (17), avançasse nesta terça-feira (20) na direção da cidade de Góis, onde a situação é considerada preocupante. O número de mortos avançou para 64 e o de feridos foi revisado para a 157. Sete pessoas em estado grave, incluindo uma criança. Rádios portuguesas estão se mobilizando para ajudar os atingidos pelo incêndio.
Uma das rádios que está colaborando é a Rádio Clube de Angra do Heroísmo, cidade açoriana localizada na costa sul da ilha Terceira, em Portugal. A direção da emissora abriu uma conta solidária na Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, para angariar fundos para as vítimas dos incêndios. A emissora é controlada por uma associação sem fins lucrativos destinada a fomentar a cultura e informação e que opera em 909 AM, 101.1 FM e 94.7 FM
"Todos os que se queiram associar a esta nobre causa de solidariedade a favor de uma população que, nalguns casos, perdeu todos os bens de uma vida e até familiares e amigos, poderá fazer o seu donativo na seguinte conta RCA Solidária -- CEMAH -- IBAN: PT50 0059 0001 2197 9700 0636 9", comentou o presidente do Rádio Clube de Angra, Pedro Ferreira em um site local.
Segundo a mesma nota, ele ressalta que "todos os fundos que forem depositados nesta Conta Solidária reverterão para a Junta de Freguesia de Pedrógão Grande".
As aldeias Velha, de Candosa e de Carvalhal do Sapo precisaram ser esvaziadas por precaução, mas alguns moradores se recusaram a deixar suas casas, de acordo com o “Diário de Notícias”. As autoridades também retiraram 56 pessoas de um lar de idosos em Cabreira.
Nesta manhã, colunas de fumaça são observadas nas colinas próximas de Pedrógão Grande e alguns focos de incêndio ainda estavam ativos. O Diário de Notícias diz que 70% do fogo já está dominado, mas os 30% restante ainda preocupam as autoridades.
Em todo o país, quase 2 mil bombeiros estão mobilizados em 80 frentes para combater o fogo. Quase 400 veículos e 11 aviões enviados por países vizinhos são utilizados pelas equipes.
Com informações do G1 e Açoriano Oriental
Tags:
Rádio, incêndio, Portugal, Pedrógão Grande,