Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017 @ 17:12

Abratel alerta MCTIC sobre a necessidade do aumento da produção de rádios com FM estendido

Brasília – Associação se reuniu com ministério para discutir o futuro da radiodifusão na faixa estendida

Publicidade
O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes e o diretor geral da Associação, Álvaro Vasconcelos, se reuniram com a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica, Vanda Nogueira, o assessor especial do Ministro, Dulcídio Oliveira e o chefe de assessoria, Moisés Moreira (do Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para pedir que a indústria já produza aparelhos de rádios com a tecnologia específica para faixa estendida. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (27), em Brasília.
 
 
A Abratel se disse preocupada com o futuro das rádios e solicitou que o ministério apoie e incentive a referida mudança para garantir a audiência das emissoras nos mais diversos meios, inclusive no celular. O Ministério informou que já tratou do tema com alguns representantes da indústria para que eles fiquem atentos a essa alteração, que é um marco histórico para a comunicação brasileira.
 
Para o presidente da Abratel, o objetivo da associação com relação às rádios FMs é trabalhar ao máximo para que a indústria se prepare a atenda as novas rádios que poderão ingressar na faixa estendida. “Vamos atuar junto ao Ministério, outros órgãos do Governo e à indústria, bem como a todos que estão envolvidos nesse processo para que possamos estar, o mais breve possível, preparados para recepção dessa faixa e ampliar o mercado e as oportunidades para o radiodifusor. Essa é a missão da Abratel a partir de agora”, enfatizou Novaes.
 
A secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica explica que a primeira etapa já está sendo realizada e deve ser finalizada em dezembro. “A segunda etapa será uma reanálise do espectro junto à Anatel para ver se conseguimos tirar algumas frequências de rádios nessa reavaliação, sem necessariamente utilizar a faixa estendida. E a terceira etapa é a faixa estendida, que foi deixada por último, porque nós precisamos chegar nela junto com o receptor. Eu não posso chegar antes do receptor, porque eu vou dar uma frequência para uma empresa que vai migrar sem que ela tenha ouvinte. Então nós estamos já trabalhando isso, junto com os fabricantes. A Abratel vai nos ajudar também, junto ao Ministério da Indústria e Comércio e junto ao setor como um todo, porque nós não podemos dar uma frequência que não será ouvida, nem utilizada pelo radiodifusor”, explicou Vanda.
 
A Migração AM para FM
 
Quase 1500 rádios AM, das 1781 existentes no Brasil, solicitaram a migração para o FM. Em uma primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 FM a 108 FM. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 FM até 108 FM. Ao migrar para a faixa FM, as rádios melhoram a qualidade do sinal de transmissão e passam a ser sintonizadas em dispositivos móveis.
 
Com informações da ABRATEL
Tags: Rádio, ABRATEL, migração, MCTIC, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.