O Congresso Nacional definiu, nesta quinta-feira (13), a nova composição do Conselho de Comunicação Social (CCS), que tem como função auxiliar os parlamentares na discussão de assuntos relacionados à comunicação e à liberdade de expressão. O CCS é um órgão auxiliar do Congresso Nacional que realiza estudos e emite pareceres.
Integram o Conselho cinco representantes da sociedade civil, um engenheiro com notórios conhecimentos na área de comunicação social, além de um representante de cada uma das seguintes categorias: empresas de rádio, de televisão, da imprensa escrita, da categoria profissional dos jornalistas, dos radialistas, dos artistas e dos profissionais de cinema e vídeo. São 13 integrantes titulares e 13 suplentes para um mandato de dois anos.
Os integrantes que representarão as empresas de rádio e TV são: José Carlos da Silveira Júnior e João Camilo Júnior (rádio); José Francisco de Araújo Lima e Juliana dos Santos Noronha (TV); Teresa Mondino e Paulo Ricardo Balduino (engenharia de radiodifusão). O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), tem até 30 dias para definir a data da posse dos novos conselheiros.
Ao CCS cabe realizar estudos e emitir pareceres e recomendações sobre os seguintes temas: liberdade de expressão; propaganda de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias; diversões e espetáculos públicos; produção e programação das emissoras de rádio e televisão; monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social; propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens; e renovação de concessão, permissão e autorização das outorgas dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Com informações da ABERT
Tags:
Rádio, CCS, radiodifusão, Câmara, ABERT