Mais uma vez, dois estados estarão juntos no próximo mutirão da migração das rádios AM para o FM. Seis rádios da Bahia e uma de Sergipe vão assinar os termos aditivos de adaptação das outorgas para a migração, uma das últimas etapas do processo de transição de faixa. O mutirão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) será na próxima sexta-feira (11), às 11h, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador (BA).
Após a assinatura do contrato, as emissoras devem apresentar o projeto de instalação e obter a aprovação do local e uso de radiofrequência. Outras quatorze emissoras que solicitaram a migração ainda estão com exigências para cumprir. A assessoria jurídica da ABERT tem acompanhado os processos e orientado os radiodifusores com relação às pendências.
“A ABERT está auxiliando estas emissoras para que possam cumprir todas as exigências do processo até a data da cerimônia para que elas possam participar da assinatura e assim migrar para o FM”, afirma o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra.
A caravana já passou pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo e Paraíba. Mais de 560 emissoras de rádio já assinaram o contrato para a nova outorga.
O MCTIC vem realizando uma maratona pelo país para finalizar a primeira fase do processo até o fim deste ano. Das 1781 emissoras de rádio AM existentes no país, 1439 solicitaram a mudança e 1050 já foram contempladas com o canal na faixa de FM. As outras emissoras irão migrar após o desligamento da TV analógica, quando serão liberadas as faixas 5 e 6, hoje ocupadas pelas TVs.
Com informações da ABERT
Tags:
Rádio, migração, caravana, ABERT, MCTIC, Bahia, Sergipe