A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT) enviou ofício à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), solicitando, em caráter de urgência, a flexibilização do horário de transmissão do programa “A Voz do Brasil” na próxima terça-feira (5). A medida já foi adotada durante importantes eventos que foram realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Na justificativa, a ABERT explica que o horário do programa irá inviabilizar parte da transmissão do jogo entre as seleções do Brasil e Colômbia, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. A proposta da ABERT é que a transmissão do “A Voz do Brasil” ocorra entre 19h e 22h, a exemplo de flexibilizações anteriores autorizadas pelo governo federal durante outros eventos esportivos.A ABERT acredita que a SECOM atenderá ao pedido da entidade, que beneficiará milhões de ouvintes e torcedores de todo o país.
A última vez que as rádios puderam flexibilizar a transmissão da Voz do Brasil foi determinada pela Medida Provisória 742/2016 para que as emissoras de rádio pudessem transmitir sem prejuízo os jogos olímpicos e paralímpicos. A MP perdeu a eficácia no final do novembro de 2016, sem passar pela apreciação do Congresso Nacional.
Após o final da Copa do Mundo de 2014, o então presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, prorrogou a vigência da medida da flexibilização da transmissão da Voz do Brasil, permitindo um tempo maior para que a matéria fosse votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Porém, após várias semanas com a MP 648/14 frequentando a pauta de votação, a medida perdeu sua eficácia. O Projeto de Lei 595/2003, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de emissoras de radiodifusão a transmitirem o programa oficial dos Poderes da República” também não foi apreciado pelos deputados. A matéria também teve presença frequente na pauta de votação, porém, não foi apreciada por “falta de tempo”.
Tags:
Rádio, flexibilização, Voz do Brasil, projeto, Brasília, ABERT