Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Setembro de 2017 @ 13:01

Fala Norte/Nordeste reúne radiodifusores de todo o país

Fortaleza – Evento realizado em Fortaleza termina nesta quinta-feira (6)

Publicidade
O governador do Ceará, Camilo Santana, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além de radiodifusores e empresários de rádio e televisão de todo o país, participaram da solenidade de abertura do congresso Fala Norte/Nordeste 2017, na segunda-feira (4), em Fortaleza (CE). Durante o evento, promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), onze rádios assinaram o termo aditivo de adaptação de outorga do AM para FM.
 
 
Durante a cerimônia de assinatura das migrantes cearenses, Kassab ressaltou a importância do mutirão realizado pelo MCTIC, que leva aos estados a oportunidade de as rádios fazerem a migração do AM para o FM. Para o ministro, o governo deixará como legado a modernização do setor de radiodifusão.  
 
Em discurso, Camilo Santana falou sobre os investimentos e negociações para fomentar o desenvolvimento do Estado e agradeceu a parceria das rádios pela transmissão de entrevista semanal à população cearense.
 
Já a presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulai, ressaltou a importância do congresso como um fórum de debates dos principais temas relacionados à radiodifusão.  “Precisamos pensar a radiodifusão de ponta a ponta, incluindo a entrega ao público do nosso produto. Objetivamente, precisamos definir a questão da recepção do FM no celular. Daqui a pouco teremos outras tecnologias, como as caixas inteligentes, para também inserir as emissoras. Não podemos perder mais tempo, temos que chegar juntos com as novas tecnologias. Ainda mais quando a migração precisa que a faixa estendida também tenha sua fatia de audiência”, disse ela.
 
Ainda durante a abertura, foi lançado o Guia ACERT de rádio e TV, com as principais informações sobre os dois meios de comunicação. 
 
Notícias falsas em debate
 
O painel Fake News - A Era da Pós-verdade abriu a tarde de palestras do primeiro dia do Fala Norte/Nordeste, na terça-feira (5). Para o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, um dos participantes, a população vive um problema mundial de disseminação de notícias falsas. "Só tem um remédio para a notícia falsa: jornalismo na veia. O que diferencia a informação de qualidade da fofoca na rede é a certificação do jornalismo profissional", defendeu Tonet. 
 
Outro ponto destacado pelo presidente da ABERT é a forma seletiva como a informação é transmitida nas redes sociais, o que tira a capacidade de as pessoas conviverem com a crítica e a diversidade de ideias. “As pessoas nas redes não querem informação, elas querem enxergar a sua própria verdade. A rede social muitas vezes é uma arquibancada: 'vou dar likes para quem pensa como eu'. E é aí que eu recebo apenas informações do meu interesse. Nesse momento, a gente se esquece de algo fundamental da democracia, que é a diversidade de ideias", disse o presidente. 
 
Ao ser questionado sobre quem é o culpado por essa realidade, Tonet afirmou. "A culpa disso tudo é de todos nós. De quem usa as redes visando seu próprio interesse e dos veículos de comunicação, que foram atropelados por essa avalanche tecnológica e não souberam reagir. Uma coisa sabemos: a nossa credibilidade e responsabilidade têm valor. E o nosso desafio empresarial é saber como monetizar esse valor. Se nós não aprendermos a monetizar, vamos deixar o campo aberto para quem usa a informação com propósitos que não sejam o de simplesmente informar", concluiu. 
 
MCTIC e Anatel - novidades da radiodifusão
 
O segundo painel do dia 5 falou sobre as ações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Anatel que facilitaram a vida dos radiodifusores. Entre as novidades, está o andamento da migração do rádio no Brasil, o sistema Mosaico e a desburocratização do setor. "As alterações no decreto 52.795/1963 trouxeram grandes melhorias para os radiodifusores, mas a maior delas foi na renovação e transferência de outorga. Esse ponto trouxe mais segurança jurídica para o radiodifusor e agilidade na tramitação dos processos", ressaltou o diretor de Assuntos Legais da ABERT, Cristiano Lobato Flores.
 
O diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, também participou do painel e explicou as dificuldades do radiodifusor ao utilizar o sistema Mosaico. "O Ministério e a Anatel precisam entender que nós radiodifusores temos dificuldades, assim como nós radiodifusores precisamos compreender e ter paciência com os esforços do MCTIC e da Anatel. Abraçar o sistema Mosaico é um grande ganho para as emissoras", afirmou Cintra.
 
Também participaram do painel a diretora de radiodifusão do MCTIC, Inez Joffily França, e Wilson Diniz Wellinsch, assessor da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel. Robson Ferri (diretor da RF Midia), Henrique do Valle (ReelWorld Productions e programa Music Nation), Monique Branquinho (Biquad Broadcast), Tiago Granello (Sinteck Sistemas Eletrônicos), Leonam Torres de Jesus Filho (Gerente Serviços ao Cliente Regional Nordeste – Kantar Ibope Media), também ministraram palestras no evento.
 
Com informações da ABERT
 
Tags: Rádio, ACERT, Congresso, Fortaleza

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.