O primeiro dia de palestras do Congresso Paranaense de Radiodifusão e 3ª Engetec, realizado pela AERP e SERT/PR e que está sendo realizado em Curitiba, contou com grande número de radiodifusores e profissionais e expositores. O juiz Marlos Augusto Melek, que participou do projeto da reforma da Lei Trabalhista abriu a série de palestras, que também teve o ex-jogador Oscar Schimidt e representantes do MCTIC, Anatel, AERP e ABERT.
Na abertura do evento,o presidente do SERT/PR, Carlos Henrique Agostini agradeceu a presença dos radiodifusores e falou que a realização do evento tem o objetivo de fazer com que os visitantes saiam com sentimento diferente do qual chegaram.
Na sequência, na abertura das palestras, o juiz Marlos explicou a nova legislação trabalhista aos radiodifusores. Com o auditório lotado, o magistrado abordou pontos das novas regras, que entrarão em vigor a partir de novembro. Em seguida, o ex-jogador Oscar Schimidt fez sua palestra “Obstinação e Vitória”.
Após o intervalo do café, houve o painel Desafios da Radiodifusão. Mediado por Roberto Lang, da AERP, o painel contou com Vanda Nogueira (MCTIC), Yroá Robledo Ferreira e Tiago Aguiar Soares (Anatel), André Cintra (ABERT) e Ivan Miranda (SET). Eles falaram sobre planejamento de espectro, e o switch off. Ainda segundo Soares, são cinco pessoas analisando 150 processos por mês, o que já totalizou mais de 1400 processos. O maior número são pedidos de inclusão e liberação de canal.
Entre os assuntos abordados, está a renovação de outorga das rádios AM que estão realizando a migração. Segundo Vanda Nogueira, a migração não inicia a contagem de prazo para renovação. Ou seja, a data de encerramento do prazo de renovação da FM migrante continua o mesmo que seria da AM. No site da Anatel existe uma série de documentos atualização para a renovação da outorga das rádios migrantes. A primeira parte foi encerrada com as perguntas dos radiodifusores.
Tags: