Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2009 @ 15:50

Repercussão na imprensa leva Paraguai a fechar rádios irregulares na fronteira com o Brasil

Ponta Porã - Região também é afetada pelo alto número de rádios clandestinas

Publicidade

Recentemente, o Clube da Imprensa da Região Sudoeste do Mato Grosso do Sul denunciou, por meio de seu diretor, Lile Correa, a atuação de rádios piratas na fronteira do Brasil com o Paraguai. Prática comum na região, brasileiros cruzam a fronteira de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Cavallero (Paraguai) e abrem rádios de freqüência modulada sem autorização do governo do país, caracterizando invasão do espectro de projeção dos veículos de radiodifusão e, desse modo, desrespeitando a soberania nacional.

Após a notícia ser veiculada na imprensa, o governo do Paraguai, enviou uma equipe do Conatel (órgão equivalente à Anatel no Brasil) à região de Pedro Juan Caballero, no ultimo dia 19, e promoveu o fechamento de cinco rádios piratas. Quatro rádios apenas suspenderam sua programação da manhã ao ter conhecimento da presença do órgão na região. No período da tarde, as emissoras já haviam restabelecido suas transmissões.
 
A única retirada do ar, efetivamente, foi a Cidade FM 101.1, que teve seus equipamentos confiscados e sua sede lacrada pelo Conatel. No entanto, na manhã do dia 21, a emissora voltou ao ar utilizando novos equipamentos.

Segundo Lile Correa, o funcionamento das rádios piratas não é fato comum apenas em Ponta Porã (MS), mas em quase todas as cidades que fazem fronteira com o Paraguai. Para ele, a impunidade e a baixa carga tributária são os principais motivos para se abrir uma rádio sem registro no território vizinho.
 
O diretor afirmou que ele próprio já fez diversas denúncias ao governo do país vizinho, a respeito do que ocorre na fronteira. Ele salienta que o presidente Fernando Lugo já demonstrou interesse em acabar com as rádios irregulares, mas que isso só aconteceu após o fato ser levado ao público por meio da repercussão da imprensa.

Correa diz que os políticos da região são os principais interessados em abrir rádios clandestinas, posto que, elas são usadas durante as campanhas eleitorais e não podem ser fiscalizadas por estarem fora do alcance das autoridades brasileiras.
 

Fonte: Portal Imprensa

Tags:

Compartilhe!

Teste
César Porto

César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.