Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017 @ 09:22

Associações dos EUA insistem para que Apple libere rádio FM nos iPhones

São Paulo – Segundo a Apple, iPhone 7 já não conta mais com o chip de FM

Publicidade

Em setembro, a Federal Communications Comission (FCC) dos Estados Unidos, exigiu que a Maçã ativasse chips de rádio FM nos iPhones, mas a Apple respondeu que a partir do iPhone 7 os aparelhos sequer possuem chips de rádio em seu hardware, e também não contam com antenas para captar o sinal FM. Agora, o órgão, junto com a National Association of Broadcasters (NAB), segue insistindo para que a companhia de Cupertino libere o sinal de rádio em seus smartphones.

A exigência se dá por conta de desastres naturais, como furacões, por exemplo, que acabam deixando a população sem sinal de telefone, internet e televisão, restando apenas o rádio para se manterem informados. Como as pessoas hoje em dia já não costumam mais usar aparelhos de rádio, utilizando apenas smartphones para tal, as associações acreditam que a Apple esteja sendo irresponsável ao não oferecer o sinal de FM em seus aparelhos.

A Apple respondeu, mais uma vez, dizendo que "a Apple se preocupa profundamente com a segurança de nossos usuários, especialmente em tempos de crise e é por isso que criamos soluções modernas de segurança em nossos produtos. Os usuários podem discar serviços de emergência e acessar as informações do cartão de identificação médica diretamente da tela de bloqueio e habilitamos notificações de emergência do governo, desde avisos meteorológicos até alertas AMBER. Os modelos do iPhone 7 e do iPhone 8 não possuem chips de rádio FM, nem possuem antenas projetadas para suportar sinais de FM, portanto, não é possível habilitar a recepção de FM nestes produtos ".

Ainda, a fabricante disse que também não é possível ativar o sinal de rádio FM em modelos mais antigos do iPhone, que possuem os chips capazes de sintonizar as estações. Para o NAB, "a Apple criou e ofereceu um maravilhoso aplicativo de FM no iPod Nano por muitos anos. Eles sabem como fazer o FM trabalhar e funcionar bem em seus dispositivos móveis. A Apple até escreveu seu próprio aplicativo Nano que permite ao usuário parar a rádio ao vivo e armazenar até 15 minutos de conteúdo".

A Apple não parece estar disposta a devolver a rádio FM a seus aparelhos, forçando os usuários a acessarem as estações de rádio por meio do Apple Music, por exemplo. Ainda, o Apple Watch conta com um aplicativo nativo de rádio na versão 4.0 do watchOS e, com essa postura, a empresa de Tim Cook parece estar mais interessada em vender seu smartwatch do que facilitar o acesso à informação por parte da população afetada por desastres naturais.

Com inforações do iPhoneHacks

Tags: Rádio, Apple, NAB, FCC, iPhone, FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.