Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009 @ 08:11
Belo Horizonte – Liderança permanece nas mãos da Antena 1 e a Alvorada reage no ranking
Algo que tem chamado a atenção do mercado radiofônico da capital mineira é a briga de audiência entre as FMs do segmento adulto. A liderança nessa linha de programação permanece nas mãos da rede paulista Antena 1 FM 105.1, porém as pesquisas de audiência de 2008 mostraram que não é possível realizar uma previsão segura para os próximos meses de como será a situação de cada emissora no ranking.
A mais estável entre as adultas continua sendo a Antena 1, rádio que manteve a liderança no segmento durante todo o ano de 2008. Porém em algumas pesquisas a sua posição foi ameaçada pelo crescimento da Guarani FM 96.5, rádio que chegou a ficar tecnicamente empatada com a Antena 1 no “topo adulto” de Belo Horizonte. Agora a Guarani FM caiu e ficou distante da briga, possibilitando o crescimento de outra concorrente.
Quem anda subindo de forma considerável é a Alvorada FM 94.9, rádio que permaneceu de fora da briga pela ponta adulta em 2008. Agora a rádio demonstra uma certa força e passa a ser a concorrente mais próxima da Antena 1, com uma diferença relativamente pequena entre as duas rádios. Já a “novata” CDL FM 102.9 é uma emissora que também está reagindo, porém de forma mais lenta já que está conquistando aos poucos o seu espaço no dial da capital mineira.
Saiba mais sobre a briga de audiência em Belo Horizonte clicando aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.