Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009 @ 16:10
São Paulo - Decisão da FPF repercutiu de forma negativa entre os radiodifusores
Após divulgação no Tudo Radio.com , da noticia que a Federação Paulista de Futebol e a Aceesp, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, que visa a proibição da presença de profissionais de radio nos gramados durante os jogos do Campeonato Paulista de Futebol de 2009. O Sindicato dos Radialistas de São Paulo se manifestou e afirmou que tal medida soa como censura e que privilegiam quem tem mais poder financeiro e que vai causar a demissão de vários profissionais de emissoras de radio do interior do estado.
Em nota oficial, a Aceesp afirma que a medida visa "auxiliar o trabalho dos cronistas esportivos durante os jogos do Paulistão 2009". No entanto, o objetivo é limitar o acesso à Globo e Band, veículos detentores dos direitos de transmissão.
Jornalistas e radialistas de outros veículos de comunicação só poderão entrevistar os jogadores e membros da comissão técnica quando eles chegarem ao túnel de acesso aos vestiários. Em evento de lançamento da nova bola do Paulistão 2009, o presidente da FPF, Marco Pólo Del Nero, declarou que "vai ser como nos campeonatos organizados pela Fifa e Conmebol , e que isso é tradicional no mundo inteiro".
Para o Sindicatos dos Radialistas de São Paulo - setor mais afetado pela medida - a proibição mostra que "quem tem mais poder financeiro dita as regras", e que "a liberdade de imprensa está ameaçada", e que visa alguma medida para tentar reverter o veto aos profissionais nos gramados durante o campeonato paulista.
César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.