Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 31 de Outubro de 2017 @ 10:55

EBC completa 10 anos no comando de rádios e TVs públicas

Brasília – Empresa foi criada em 2007 para fortalecer sistema público de comunicação

Publicidade

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completou dez anos nesta segunda-feira (24). Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC tem o objetivo de divulgar informação de qualidade sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo. Sua atuação espelha a diversidade cultural, étnica e social do povo brasileiro, com a transmissão, produção, programação e distribuição de conteúdo.


 
A Empresa Brasil de Comunicação começou a ser idealizada em maio de 2007, quando o tema TV pública foi debatido durante o 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, em Brasília. O evento, que envolveu amplos setores da sociedade civil, como acadêmicos, comunicadores, cineastas, jornalistas, movimentos sociais, dirigentes de emissoras de rádio e televisão não comerciais, assim como grupos e entidades dedicados a refletir sobre a comunicação, resultou numa proposta básica denominada Carta de Brasília. Em outubro de 2007, com a edição da Medida Provisória 398, depois convertida pelo Congresso na Lei 11.652/2008, foi autorizada a criação da empresa.
 
Ao herdar os canais de rádio e TV geridos pela estatal Radiobrás e pela Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp), a EBC ficou encarregada de unificar e gerir, sob controle social, as emissoras federais já existentes, instituindo o sistema público de comunicação. Além disso, adquiriu como missão articular e implantar a Rede Nacional de Comunicação Pública.
 
Atualmente, a estrutura da EBC é formada por: assembleia geral, órgãos da administração (Conselho de Administração e Diretoria Executiva) e órgãos de fiscalização (Conselho Fiscal e Auditoria Interna).
 
A EBC é gestora da TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de rádio, composto pelas emissoras: Rádio Nacional AM 1.130 do Rio de Janeiro, Rádio Nacional AM 980 de Brasília, Nacional FM 96.1 de Brasília, Rádio MEC AM 800 de Brasília, Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro, Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM 670 do Alto Solimões e Rádio Nacional FM 96.1 do Alto Solimões, em Tabatinga, no Amazonas.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, EBC, pública, Rio de Janeiro, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.