Sexta-Feira, 03 de Novembro de 2017 @ 17:10
Brasília – Acordo fortalecerá as emissoras na captação de publicidade
Com o intuito de solucionar diversos problemas que envolvem a divulgação de campanhas do governo federal pelas rádios e agências de publicidade, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e a ABERT selaram, na semana passada, um acordo que fortalecerá as emissoras na captação de publicidade. A medida também facilitará a comprovação da documentação necessária, exigida pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), responsável pelas veiculações governamentais.
Por causa da enorme quantidade de documentos e burocracia, as emissoras independentes e, em especial as menores, encontram grandes dificuldades em receber publicidade realizada pelo governo federal. Preocupadas com suas associadas, a ABERT e a AMIRT ajudarão na conferência dos documentos, habilitação e credenciamento das rádios junto à SECOM, quando o assunto envolver propagandas dos ministérios, Caixa, Petrobras e Banco do Brasil.
O processo tem duas partes: na primeira, uma vez ao ano, as emissoras apresentam documentos de regularidade fiscal, societária e tributária, habilitando-se junto à SECOM. Depois, toda vez que a SECOM realiza uma campanha usando a rádio habilitada, mais documentos são exigidos e, finalmente, os documentos de cobrança.
Atualmente, a AMIRT já realiza esse trabalho com as agências do Estado de Minas Gerais. A partir do acordo com a ABERT, o objetivo é expandir sua atuação com os publicitários de Brasília. As tratativas da parceria foram feitas pela coordenadora administrativa da AMIRT, Lilian Medina, pela assessora de publicidade e relacionamento com o governo federal, Gabriela Pessoa, e pelo advogado Rodolfo Salema, ambos da ABERT.
Durante as discussões, foi ressaltada a importância de as emissoras comprovarem a documentação e enviarem os dados corretamente. “As emissoras só recebem o dinheiro após a comprovação da veiculação da campanha junto às agências, bem como depois que todos os dados estejam corretos, isso para que as rádios e a agência consigam receber pela campanha,” afirma Medina.
A parceria entre a AMIRT e a ABERT favorecerá todas as rádios do estado. "Vai beneficiar tanto a emissora, quanto mostrar o papel de apoio associativo da ABERT e da AMIRT. Acredito que essa ação vai valorizar mais o meio rádio, de modo que essa importante mídia possa cada vez se valorizar", ressalta Pessoa.
Com informações da ABERT
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.