Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2017 @ 07:45

Exclusivo: Transcontinental é a única FM no “top 10” a apresentar crescimento em São Paulo

São Paulo - Band FM segue sozinha na liderança geral. NOVABRASIL FM avança cinco posições no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB)

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência geral, medição realizada pelo Kantar Ibope Media. E a notícia continua não sendo boa para o meio rádio: o FM da Grande São Paulo variou novamente de forma negativa no universo médio de ouvintes. Para se ter ideia, apenas uma FM entre as dez primeiras variou de forma positiva. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre agosto a outubro de 2017):

Nova vice-líder

Após iniciar o ano com risco de sair do “top 3” em períodos importantes da medição, a Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes retomou a vice-liderança geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a emissora foi a única das dez primeiras colocadas a apresentar uma variação positiva na comparação com a medição anterior, ignorando a nova tendência de queda do meio FM paulistano. 

Porém a disputa pela vice-liderança segue definida nos detalhes: em períodos como 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a diferença entre Transcontinental e Nativa FM 95.3 é inferior a mil ouvintes por minuto. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias) a distância entre as duas FMs também não é grande, considerando o tamanho do mercado de São Paulo.

Na ponta da tabela nos principais períodos da pesquisa, a Band FM 96.1 segue sozinha em sua condição de líder geral na audiência média, apesar de acompanhar a oscilação negativa vista no meio FM paulistano na média de ouvintes por minuto.

Movimentações no “top 10”

A oscilação negativa do meio FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias) na comparação com a pesquisa passada serviu para confirmar uma novidade da pesquisa anterior e mudar de mão a décima colocada nesse período. O que foi confirmado é a presença das “roqueiras” 89 A Rádio Rock FM 89.1 (esta que já figurava entre as dez mais, mas flerta com a sétima colocação em períodos como o 05h-00h/todos os dias, além de ocupar a posição no “ranking comercial”) e a Kiss FM 102.1 em nono geral no “top 10” (a novidade da pesquisa passada, mantida na atual medição no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias).

A outra novidade é o retorno da Mix FM 106.3 ao “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), rádio que vive um reposicionamento artistico. Aliás, a décima colocação é motivo de “briga” e pode ser discutida entre várias concorrentes, já que NOVABRASIL FM 89.7 E Jovem Pan FM 100.9 registraram números muito próximos ao da Mix FM (a diferença entre as três é inferior a 1 mil ouvintes por minuto neste período). Detalhe para o fato da NOVABRASIL FM ganhar cinco posições em relação à medição passada.

À frente desse pelotão (da décima colocação geral e das “roqueiras”) estão as rádios Alpha FM 101.7 (quarto geral, líder no segmento adulto-contemporâneo e isolada nessa posição), Gazeta FM 88.1 e Metropolitana FM 98.5 (essas três emissoras estão sozinhas em suas respectivas colocações no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias). A 105 FM 105.1 completa esse “bolo”, sustentando a sétima colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias).

No detalhe 

A disputa segue definida no detalhe nas colocações próximas ao “top 10”. Top FM 104.1, Rádio Disney FM 91.3, Antena 1 FM 94.7 e Feliz FM 92.9 (líder no gospel/religioso) estão todas bem próximas da décima colocação e, como já destacado pelo tudoradio.com em medições passadas, a mudança de um detalhe no período pode alterar a ordem das concorrentes. Por exemplo: se excluída a medição WEB do período 05h-00h (todos os dias) quem assume a décima posição é a Top FM 104.1. 

O mesmo vale para o “pelotão” seguinte no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), com CBN FM 90.5, Energia 97 FM 97.7, BandNews FM 96.9, Rádio Bandeirantes FM 90.9 e Transamérica FM 100.1 registrando números próximos na média de ouvintes por minuto. Aqui vale o destaque para a oscilação mais significativa vista na média da Rádio Bandeirantes, esta que ganhou posição nesse período.

Também vale o destaque para o inicio de avanço na média da Rádio Globo FM 94.1, esta que passa a avançar na pesquisa e passa a estar entre as 30 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias). Ainda no início (está distante do “top20”), a rádio obteve a maior variação positiva da pesquisa na comparação com a medição passada.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.