Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 @ 07:47

Curiosidade: FM que transmite a Rádio Globo em São Paulo tem seu porte técnico alterado

São Paulo - Emissora teve a sua classe de operação alterada de A3 para A1 na capital paulista 

Publicidade

Nos últimos meses o tudoradio.com recebeu vários relatos de ouvintes sobre a melhora da sintonia da Rádio Globo FM 94.1 em vários pontos da capital paulista e também da região metropolitana. Essa ampliação da operação também pode ser conferida na ficha técnica da estação, já que a 94.1 FM teve uma promoção de classe em São Paulo, fato que permite que seu porte seja ampliado. Acompanhe:

 

A 94.1 FM teve a sua operação de classe alterada de A3 para A1, sendo o máximo que poderá ser concedido à estação devido à grande ocupação do espectro em regiões próximas à Grande São Paulo. A mudança possibilita que a Rádio Globo atue com uma situação técnica que permita uma maior abrangência da FM na região, ampliando também a intensidade de sinal da FM na capital paulista.

Com a nova classe, a 94.1 FM também pode reclamar de interferências em seu sinal em um raio de distância superior à condição anterior, ou seja, terá mais garantias de cobertura de sinal na Grande São Paulo. A situação também ajuda a rádio a ficar mais próxima do porte técnico de outras FMs instaladas na capital. Foram percebidas ampliações na potência ERP irradiada (estava na casa dos 20kw para operar em 40kw, segundo a Anatel) e na altitude da base da torre.

Em A3 o contorno protegido do sinal da FM era de 30km e agora em A1 é de 38,5km em relação ao ponto de instalação da estação (veja aqui a tabela das classes em FM). Em regiões próximas à Grande São Paulo existem outras FMs próximas ou na mesma sintonia da Rádio Globo. São elas: Rede Aleluia FM 94.1 (Vinhedo), Rede Aleluia FM 94.3 (Santos) e Jovem Pan FM 94.3 (Jacareí / São José dos Campos). Com porte maior, a Rádio Globo passa a predominar em sua sintonia no espectro de toda a Grande São Paulo.

Desde a sua estreia em junho deste ano, a Rádio Globo já havia apresentado melhorias técnicas em sua cobertura de sinal na capital paulista, conforme relatado pelo tudoradio.com no início de julho. A solicitação da mudança de classe da FM antecede a estreia da Rádio Globo em 94.1 FM.

Sinal da 94.1 FM - Confira no atual alcance de sinal da Rádio Globo e de outras FMs paulistanas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Globo, sinal, expansão, São Paulo, cobertura, operação, dial, FM, técnica

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.