Quarta-Feira, 18 de Fevereiro de 2009 @ 07:42
Curitiba – Ultrapassar a forte Clube FM era a primeira etapa
Mesmo não assumindo publicamente isso o mercado radiofônico de Curitiba entende que a Massa FM 97.7 acaba de fechar a primeira parte de sua missão: ultrapassar a Clube FM 101.5 no ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope.
Desde que a Band FM estreou em Curitiba no ano de 2004 em 97.9 (concessão que hoje opera em 97.7) e deu lugar a Massa FM no inicio de 2006 a idéia do Grupo Massa era crescer de forma constante em audiência com a missão final de alcançar o topo geral do ranking do Ibope. O percurso está sendo longo e lento, porém prova que a FM está caminhando de forma correta.
Ao ultrapassar a Clube FM 101.5 nesta última pesquisa a Massa começa a ameaçar de forma definitiva suas concorrentes diretas em Curitiba. A Clube era o primeiro grande teste da Massa e ainda existe chances de uma reviravolta nos resultados. Porém se a tendência dos últimos anos for confirmada, a Massa poderá alcançar as primeiras colocadas (Caiobá FM 102.3 e 98 FM 98.9) entre os anos de 2009 e 2010.
O produto Massa FM também está sendo bem aceito pelos ouvintes que acompanham o gênero popular em Maringá e Londrina, porém a ausência de uma pesquisa mensal de audiência dificulta o acompanhamento desse possível crescimento no interior do estado. A Massa é a única rádio da capital paranaense que comanda uma rede estadual com emissoras em grandes centros do interior.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.