Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018 @ 07:48

Panorama: Massa FM, Caiobá FM e 98 FM puxam a alta do FM na Grande Curitiba

Curitiba - O atual desempenho da audiência média do FM curitibano é o melhor desde maio do ano passado

Publicidade

Mais uma boa notícia para o rádio FM curitibano: o volume de audiência no universo FM evoluiu na atual pesquisa de audiência quando comparado com os dados passados. A constatação é com base na mais recente medição realizada pelo Kantar Ibope Media, que mostra um desempenho positivo na audiência média. As líderes foram diretamente responsáveis por esse avanço. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro-17 a janeiro-18):

Líderes puxam a alta

As três primeiras colocadas apresentaram melhoras significativas em suas médias de audiência, isso na comparação com as medições anteriores. A Massa FM 97.7, líder nos principais períodos da medição, apresentou um forte avanço em sua média de audiência, elevando também o “teto da pesquisa” em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Massa FM não tinha registrado uma marca superior à atual desde o resultado atualizado em novembro do ano passado.

Também é destaque o desempenho da Caiobá FM 102.3, vice-líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora continua com a sua trajetória positiva na corrida pela audiência média FM, registrando também na atual pesquisa a sua melhor média de ouvintes por minuto na comparação com os resultados do semestre anterior, isso desde a atualização da medição feita em maio do ano passado.

A 98 FM 98.9 também comemora o resultado. Em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a rádio acompanhou o momento positivo e cravou a sua melhor marca de audiência em meses. Para se ter uma ideia, o atual volume médio de audiência da 98 FM posicionaria a rádio na vice-liderança no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na pesquisa anterior e na liderança geral em alguns dos resultados gerais registrados ao longo de 2017.

Cada emissora está isolada em sua respectiva colocação, com distâncias relativamente pequenas entre elas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo a concorrência o meio FM curitibano.

Mais destaques

Completam o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as rádios Jovem Pan FM 103.9 e Ouro Verde FM 105.5. Cada uma é líder em seu respectivo formato de programação e também chama a atenção a estabilidade das duas FMs em relação à pesquisa anterior. A Jovem Pan FM permanece isolada na quarta colocação nos principais períodos da medição, enquanto a Ouro Verde está em quinto (a média atual é uma das maiores registradas pela FM em relação aos resultados de 2017).

Também são destaques os desempenhos das emissoras Gospel FM 89.3 e Clube FM 101.5. A primeira segue em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e atual marca dela é superior à maioria dos índices registrados pela 89.3 FM em 2017. Já a Clube FM acompanhou a oscilação positiva do meio FM e ampliou a sua média de ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Novidade

A Mundo Livre FM 93.9 foi beneficiada pela movimentação atual do meio FM e voltou a ocupar a oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), evoluindo uma colocação em relação ao resultado registrado em janeiro. Transamérica FM 100.3 e BandNews FM 96.3 aparecem na sequência nesse período, completado o “top 10” curitibano.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 26 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, FM, Curitiba, Kantar

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.