Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018 @ 07:48

Panorama: Educadora FM e Nativa FM avançam em Campinas. CBN volta para o “top 3”

Campinas - Nova FM e Antena 1 continuam próximas na pesquisa de audiência e também ampliam as suas médias de audiência

Publicidade

Campinas acompanhou na semana passada mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. E a notícia foi positiva: o meio local apresentou mais uma melhora em sua média de ouvintes por minuto em períodos importantes da medição. E posições relevantes no ranking geral contaram com novidades. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2017 a janeiro de 2018):

Top 3 agitado

A Educadora FM 91.7, vice-líder geral nos principais períodos da pesquisa e líder no formato jovem/pop, segue avançando em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está mais próxima da líder geral Band FM 106.7, ainda isolada no topo nos principais períodos da pesquisa e “irmã de grupo” da Educadora FM. Atualmente a 91.7 FM está mais próxima da primeira colocação do que da FM posicionada em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra novidade é o retorno da CBN FM 99.1 ao “top 3” no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que nos últimos meses tem se revezado na posição com a Rádio Laser FM 93.3. As duas FMs seguem próximas no ranking geral, com destaque para o fato da CBN ter ampliado a sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior.

Mais destaques

Segue em destaque a “briga” pela liderança do formato adulto-contemporâneo em Campinas, hoje nas mãos da Nova FM 103.7 (rádio que assumiu a condição a partir da pesquisa passada, isso no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Na atual medição a 103.7 FM e a Antena 1 FM 107.5 apresentaram crescimento em suas médias de audiência, seguindo próximas nos principais períodos da pesquisa e mantendo a disputa “em alto nível”, já que as duas reagiram positivamente no mercado.

Também é destaque o forte avanço visto no índice da Nativa FM 89.3, emissora que voltou a ganhar posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se aproxima do “top 5”, ficando também à frente de outras concorrentes diretas no mercado campineiro. Com o avanço a 89.3 FM retoma a sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Dial FM cheio
 
Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas.
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante lembrar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.

FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Campinas, FM, Kantar

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.