Segunda-Feira, 05 de Março de 2018 @ 16:57
São Paulo – Proposta da iniciativa “No Billag” foi rejeitada por mais de 70% da população que votou
Os eleitores suíços rejeitaram neste domingo (4) a proposta da iniciativa “No Billag”, que visava abolir as tarifas das emissoras estatais de rádio e televisão do país. Ao todo, 71,6% dos eleitores votaram a favor da manutenção do valor anual. Se a proposta tivesse sido aprovada, a Suíça seria o primeiro país europeu a abolir as taxas obrigatórias do serviço público de radiodifusão.
De acordo com Gilles Marchand, diretor da Swiss Broadcasting Corporation (SSR), a rejeição da iniciativa foi “um sinal forte para o serviço público e para a rádio e a televisão regional privada”. Anualmente, todas as famílias da Suíça pagam US$ 480 para financiar emissoras públicas do país. Caso a vitória tivesse sido desfavorável, o orçamento destas emissoras seria cortado pela metade.
Segundo os opositores da iniciativa “No Billag”, a proposta reduziria a independência das emissoras suíças e prejudicaria o serviço em diversas regiões do país, que possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. “Se não estivermos em condições de cobrir adequadamente os problemas políticos e de cidadania nas línguas nacionais, o país não vai ficar bem”, disse Marchand.
Por sua vez, os ativistas que eram a favor do projeto, defenderam que os cidadãos estavam pagando por algo que não assistiam, além de afirmarem que a emissora estatal “SRG” tornou-se uma grande potência e muito dominante na mídia nacional. Além do polêmico “No Billag”, mais de 80% dos eleitores votaram no domingo (4) a favor do “Projeto Fiscal 2021”.
Ele autoriza o Estado a continuar recolhendo imposto federal e de valor agregado por mais de 15 anos. Ambos são as maiores fontes de receita do país.
Com informações da ANSA
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.