Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Abril de 2018 @ 07:45

Panorama: Nativa FM amplia disputa por posições no “top 3”. Mix FM apresenta forte avanço na audiência em São Paulo

São Paulo - Kiss FM também apresenta forte crescimento e se aproxima novamente do “top 10”. Mercado segue oscilando

Publicidade

O rádio de São Paulo acompanhou ontem (9) mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. O rádio paulistano continua oscilando de forma negativa na audiência média dos principais períodos da medição, com poucas estações variando de forma positiva em ouvintes por minutos. E várias FMs registraram marcas muito próximas, o que aumenta o grau de concorrência local. Acompanhe os destaques (trimestre janeiro a março de 2018, 05h-00h/FM+WEB, todos os dias e locais).

Mais próximas

Das três primeiras colocadas na audiência média em São Paulo, a Nativa FM 95.3 foi a única que não acompanhou a variação negativa do meio. Isso aproximou um pouco mais as lideres, o que aumenta a concorrência por posições em vários períodos. Aos poucos a Nativa FM está se recuperando da variação vista em seus números nas medições atualizadas no segundo semestre de 2017, rádio que ocupa a terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Band FM 96.1 segue isolada em primeiro geral nos principais períodos da pesquisa, distancia que ainda a assegura com mais tranquilidade em sua condição. E a Transcontinental FM 104.7 está posicionada na vice-liderança em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sustentando a condição que foi alcançada ainda em 2017.

Estabilidade no “top 10” 

O que não tem mudado no “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) são as condições de rádios como a Alpha FM 101.7 (sozinha em quarto geral e líder em seu formato, o adulto-contemporâneo), Gazeta FM 88.1 e Metropolitana FM 98.5. 105 FM 105.1 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 aparecem na sequência nesse período, em sétimo e oitavo respectivamente. Porém a movimentação atual do universo de audiência aproximou as duas FMs no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diferença que é definida nos detalhes.

Top 10 com uma novidade

Com várias rádios posicionadas bem próximas no ranking geral, o “top 10” tem visto nos últimos meses uma certa variação em sua última colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E nesse resultado não foi diferente: a Mix FM 106.3 voltou a ocupar uma posição entre os dez maiores volumes médios no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que “pegou um atalho” ao apresentar forte variação em sua média de audiência (a maior entre as rádios medidas). 

A movimentação também aproximou a Mix FM da NOVABRASIL FM 89.7, nona colocada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas também é seguida de muito perto por Kiss FM 102.1, Jovem Pan FM 100.9, Rádio Disney FM 91.3 e Feliz FM 92.9. Detalhe para a Kiss FM, rádio que apresentou a segunda maior variação entre os maiores volumes de audiência, se aproximando novamente do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

Na sequência, o ranking FM também viu no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) duas variações positivas, observadas nos índices das rádios Top FM 104.1 e Antena 1 FM 94.7. Essas duas estações não estão distante do “bolo” que disputa condições no “top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque o novo avanço visto no índice da Transamérica FM 100.1 rádio que se aproxima da CBN FM 90.5 (rádio que está na sequência do ranking), detalhe para o atual resultado da Transamérica ser um dos melhores obtidos pela FM nos últimos anos (em volume de ouvintes por minuto no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

As novidades Rádio Globo FM 94.1 e Estilo FM 92.5 foram duas estações que também variaram de forma positiva na comparação com o resultado anterior, isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ou seja, ignoraram a movimentação atual do meio FM.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.