Quarta-Feira, 18 de Abril de 2018 @ 09:21
Salvador – Local abriga três rádios controladas pelo grupo na capital baiana
Cerca de 250 militantes invadiram a sede da Rede Bahia, em Salvador. Os militantes chegaram por volta das 5h e entraram na área do estacionamento da emissora. Inicialmente, houve piquete e os funcionários foram impedidos de entrar e sair da empresa. O local abriga estúdios das rádios Jovem Pan FM 91.3, Globo FM 90.1 e Bahia FM 88.7.
Depois de negociações com a Polícia Militar da Bahia, os militantes liberaram a entrada dos funcionários e prometeram deixar o prédio da emissora, o que ocorreu em seguida. Não houve depredações. “Nosso objetivo não é causar dano. E denunciar o golpe contra a democracia e as empresas que o apoiaram”, afirma Sebastião Lopes, membro da diretoria do MST na Bahia.
Além da sede da afiliada da Globo, os manifestantes também fizeram invasões de terra nas cidades de Santo Amaro, Recôncavo Baiano, e Eunápolis, extremo-sul do estado. Em nota, a Comunicação da Globo afirmou que a rede "entende que protestar é um direito do cidadão, sempre que dentro da legalidade. A empresa considera que toda intimidação ao trabalho da imprensa é uma tentativa de censura e uma afronta aos princípios constitucionais. E aproveita para reiterar que cobre os fatos com isenção e profissionalismo e que assim continuará a fazer o seu trabalho".
A Rede Bahia afirmou que a hostilidade sofrida hoje representa uma agressão aos meios de comunicação do Estado e a todos os profissionais de imprensa. “A Rede Bahia defende vigorosamente a liberdade de imprensa e a segurança dos profissionais que trabalham no exercício da comunicação, destacando que o trabalho do jornalista e da imprensa são direitos constitucionais assegurados e que contribuem significativamente para a democracia”.
Também em nota, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) disse considerar inaceitável que integrantes do MST façam uso da força para invadir veículos de comunicação, impedindo a rotina de funcionários e cerceando a imprensa. “Qualquer tentativa de impedir o trabalho da imprensa é um ataque ao direito da sociedade de acesso às informações de interesse público e à liberdade de expressão”, informou a entidade em nota.
Com informações da Folha de S.Paulo
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.