Quarta-Feira, 18 de Abril de 2018 @ 19:10
Brasília – Os sindicatos das empresas desses estados também integram a associação
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e os três Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão da Região lançaram nesta quarta-feira (18) o “GSul”. A cerimônia de lançamento ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, iniciativa que pretende destacar as potencialidades da Região. O evento reuniu radiodifusores e deputados dos três estados. A criação do grupo foi tema de um artigo escrito por Petrelli, publicado no site da ACAERT e republicado pelo tudoradio.com.
O evento reuniu os parlamentares das três bancadas do Sul no Congresso Nacional. Também prestigiaram o lançamento o presidente da ABERT, Paulo Tonet, e o diretor Institucional da Abratel, André Dias. Pelas entidades promotoras, participaram Alexandre Barros, presidente da AERP, Marcello Corrêa Petrelli, presidente da ACAERT, Roberto Cervo, o Melão, presidente da AGERT, Caique Agustini, presidente do SERT/PR, Carlos Alberto Ross, presidente do SERT/SC e Ary dos Santos, presidente do Sindirádios.
O “GSul” se propõe em participar e apoiar todas as iniciativas que promovam a valorização do potencial social, político e econômico do Sul, além de temas que possibilitem um maior equilíbrio na distribuição dos recursos federais. Estiveram no lançamento, os presidentes e diretores das entidades e a bancada dos três estados.
Alexandre Barros explica o principal objetivo do movimento. “O GSul é um movimento de pessoas interessadas em melhorar o país. Queremos colocar a radiodifusão do sul do Brasil à disposição das pessoas que comandam a nação a favor de um futuro melhor”, afirmou.
A região é responsável por quase 17% do PIB brasileiro, que apresenta as menores taxas de desemprego, as maiores expectativas de vida (com SC na liderança), além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul figurarem entres os cinco estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Apesar da potência econômica e social, a representação política não corresponde à importância da Região, que conta com apenas 77 deputados federais, o que representa 15% da Câmara Federal. “A radiodifusão vem mostrar que o Sul é muito grande, com 30 milhões de habitantes que querem fazer a diferença, que precisam ser vistos de outra maneira e que querem contribuir”, destacou Caique Agustini.
As seis entidades entendem que é preciso ampliar a participação da Região Sul no contexto nacional. Neste sentido, o “GSul”, tem objetivos claros baseados na força de 921 emissoras de Rádio e Televisão (SC/ 278 – RS/ 333 e PR/ 310).
Força regional
O presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Dep. Alex Canziani, destacou a importância do fortalecimento dos veículos regionais. “Temos procurado mostrar a importância que a mídia regional tem por falar aos mais variados rincões do país, próxima ao cidadão, onde muitas vezes a grande mídia não consegue alcançar”, apontou.
Paulo Tonet, presidente da ABERT, cumprimentou o movimento pela iniciativa. ““Essa iniciativa mostra a necessidade de uma virada na economia da região, que é pujante, mas que precisamos apoiar”, reforçou.
Com informações da AERP
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.