Segunda-Feira, 14 de Maio de 2018 @ 17:10
Brasília - Festival de Música Nacional FM completa 10 anos e ganhou um novo site para facilitar o processo de inscrições
Estão abertas as inscrições para o Festival de Música da Rádio Nacional FM 96.1 de Brasília. Os compositores do Distrito Federal e entorno podem inscrever até duas músicas até o dia 13 de julho, pelo site do Festival. Este ano o festival comemora 10 anos, sempre com o objetivo de abrir espaços para novos artistas na programação da Nacional FM e incentivar a produção musical da cidade.
Com um novo site, os concorrentes poderão enviar os arquivos das músicas e os documentos pela internet (basta fazer upload na ficha de inscrição). A opção de entrega pessoal ou pelo correio do material de confirmação da inscrição também será garantida para quem tiver dificuldades de acesso à internet.
A primeira edição do Festival de Música Nacional FM foi realizada em 2009, colocando em prática um antigo projeto da emissora de apoio à cultura, aos artistas e a música de Brasília. Ao longo desses 10 anos, o festival tem tido crescimento tanto no número de músicas inscritas, quanto nos acessos de ouvintes ao site para votação nas músicas selecionadas pela internet.
A iniciativa já está consolidada e tem grande repercussão entre a classe artística da cidade, com artistas preparando suas músicas inéditas para participação no Festival, o que provoca uma importante mobilização na produção musical da cidade, envolvendo compositores, cantores, músicos, arranjadores e os estúdios de gravação. O Festival de Música Nacional FM chega à décima edição mantendo seu principal objetivo, abrir espaços para a execução de músicas de artistas de Brasília na programação da rádio e proporcionar aos finalistas um show de alta qualidade, que é transmitido pela Nacional FM e gravado pela TV Brasil, para exibição em sua programação especial de final de ano.
O festival é diferente dos moldes tradicionais: na fase de inscrições os compositores podem inscrever até duas músicas com letra ou instrumentais; entre as inscritas, 50 músicas são selecionadas para execução na programação da Nacional FM durante três meses e os ouvintes podem votar em suas canções preferidas no site do Festival. A música mais votada nessa fase é automaticamente classificada ente as finalistas. Em um novo processo seletivo são escolhidas mais onze músicas para fechar a lista das 12 finalistas e começa mais uma fase de veiculação das músicas na programação da Nacional FM e votação na internet.
No show da final, os 12 finalistas se presentam ao vivo para o público e jurados, para a escolha dos vencedores nas oito categorias de premiação: Melhor Música com Letra, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Letra, Melhor Arranjo, Música Mais Votada na Internet e Melhor Torcida. Um corpo de jurados composto por especialistas participa de todas as fases de seleção das músicas e da escolha dos vencedores.
A premiação da música instrumental é outro diferencial importante do festival e está diretamente ligada ao perfil musical da Nacional FM, uma das poucas emissoras de rádio no país que abre espaço para a música instrumental brasileira em sua programação. Para comemorar os dez anos do festival, será realizado um segundo show no dia seguinte ao da final, que contará com a presença dos principais vencedores de outras edições numa grande festa de celebração.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.