Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 16 de Maio de 2018 @ 10:55

Panorama: “Dobradinha” entre Band FM e Educadora FM segue predominando na audiência FM de Campinas

Campinas - Educadora FM ignora oscilação negativa do meio e avança. Rádio Laser FM também se destaca ao retornar ao “top 3”

Publicidade

O mercado de rádio FM de Campinas, considerado um dos mais competitivos do país devido a proximidade entre várias estações em colocações de destaque nos rankings gerais, acompanhou mais uma atualização da pesquisa feita pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM campineiro viu mais uma variação negativa na média de ouvintes por minuto na audiência média, mas foram percebidos vários destaques positivos. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2018):

Dobradinha persistente

Apesar de muito competitivo, tem algo que não muda no mercado de rádio em Campinas: a “dobradinha” entre a Band FM 106.7 e a Educadora FM 91.7 no topo do ranking FM de audiência. As duas emissoras, que são controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, seguem isoladas em suas respectivas colocações nos rankings gerais, com destaque para o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Band FM está sozinha em primeiro na audiência média e, na comparação com as medições anteriores, tem mantido um desempenho que apresenta poucas oscilações, sendo para cima na pesquisa passada e um leve recuo na atual. Isso deixa a Band FM estável no topo do ranking em períodos gerais, além de uma distância bem segura para as demais concorrentes.

Já a Educadora FM também conta com uma condição confortável em Campinas. A 91.7 FM foi uma das poucas FMs que oscilaram de forma positiva na comparação com a pesquisa passada, o que a mantém isolada na vice-liderança geral em períodos importantes da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Educadora FM também se destaca ao manter com facilidade a liderança em seu formato, o jovem/pop.

O que muda…

Posições de destaque entre o “top 3” e o “top 5” em períodos gerais contam com muitas mudanças a cada nova pesquisa em Campinas, o que eleva o nível de competição em ranking gerais na cidade. E na atual pesquisa não foi diferente: a Rádio Laser FM 93.3 apresentou uma boa variação positiva em seu índice de audiência e retomou a terceira colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas é seguida de muito perto pela Antena 1 FM 107.5 (líder no adulto-contemporâneo).

Na atual pesquisa a disputa por uma posição no “top 3” ficou mais restrita à Rádio Laser e a Antena 1, apesar das demais FMs não estarem tão distante dessas duas FMs na sequência do ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Vale lembrar que a Antena 1 vem de sua sequência positiva nas pesquisas anteriores, fato que a posicionou em terceiro geral na medição passada (rádio que também reassumiu a liderança em seu formato de programação).

Mais destaques

A Nova FM 103.7 segue com um desempenho de destaque para a sua média histórica em Campinas e sustentou uma posição no “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela CBN FM 99.1 (líder no formato “all-news” e que aparece na sequência do ranking nesse período).

A Rádio Cidade FM 92.5 também continua evoluindo e, aos poucos, vem melhorando a sua condição no ranking da audiência média em Campinas, aparecendo agora na sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de muito perto pela Nativa FM 89.3.

Na sequência o ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com várias FMs com médias muito próximas, mas são rádios que não assinaram a pesquisa, ou seja, não tem os números divulgados ao mercado, porém compõem o ranking local e participam do universo médio de ouvintes de Campinas.

Dial FM cheio
 
Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país. 
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante lembrar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.

FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar, pesquisa, FM, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.