Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018 @ 17:03
Recife - Evento contou com a participação das emissoras de rádio e TV de todo estado, além de representantes do jornal impresso e de blogs e sites
A Asserpe, em parceria com o TRE-PE, realizou na quinta-feira (17) o Seminário das Eleições 2018 no auditório do Tribunal. O evento contou com a participação das emissoras de rádio e TV de todo estado, além de representantes do jornal impresso e de blogs e sites. Estiveram presentes desembargadores, procuradores e o juiz eleitoral, além do Diretor do Departamento Jurídico da Abert, Rodolfo Salema e teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a campanha eleitoral deste ano.
O presidente do Tribunal, Luiz Carlos Figueiredo, abriu o seminário explicando a origem do encontro, que se deu em uma visita feita ao presidente, Cléo Nicéas, na sede da Asserpe. Após a abertura do presidente, foi a vez do Diretor do Departamento Jurídico da Abert, Rodolfo Salema, apresentar alguns pontos importantes nas alterações da nova legislação para as emissoras de rádio, TVs e abordagens na internet.
Depois da apresentação, foi aberta a sessão de perguntas para representantes do TRE-PE. Representantes de rádios, TVs, jornal e outros meios puderam tirar dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito na cobertura jornalística e propaganda política, durante o processo eleitoral deste ano.
Além do presidente do Tribunal, compuseram a mesa que orientou e respondeu as perguntas da imprensa, o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho; os desembargadores Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, Júlio Oliveira Neto e Delmiro Campos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) participou ativamente com o procurador regional eleitoral, Francisco Machado Teixeira, e o procurador regional eleitoral substituto, Wellington Cabral Saraiva, que também é procurador auxiliar da Propaganda. A diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim, o assessor-chefe da Corregedoria do Tribunal, Orson Lemos, e a secretária Judiciária, Jane Leite, integraram a mesa.
De acordo com o presidente da Asserpe, Cleo Nicéas, o encontro teve um papel importante para o setor e para a sociedade. "Esse encontro é fundamental para o processo eleitoral, de grande importância para nossa sociedade, e também para o setor da radiodifusão, que sempre esteve disposto a cumprir as regras e servir de auxílio para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país.", afirmou Cleo.
A Asserpe vai disponibilizar uma cartilha produzida pela Abert, que vai servir também como fonte de respostas para dúvidas que eventualmente puderem ocorrer nas emissoras. As emissoras que quiserem, podem solicitar no e-mail: [email protected].
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.