Segunda-Feira, 16 de Março de 2009 @ 12:23
Campinas – Laser FM assume temporariamente a freqüência
A partir de hoje Mix FM 97.5 não existe mais. A afiliada que tinha como finalidade atingir a cidade de Campinas nasceu em 2003 e foi uma das primeiras emissoras da Rede Mix. Problemas de cobertura marcaram esses seis anos de operação no dial da Grande Campinas e regiões de Jundiaí e Sorocaba. A saída da rádio era prevista devido à estréia de uma FM própria da Mix na região.
A Mix FM 97.5 de “Campinas” (concessão de Itu, torre em Itupeva) nasceu no dia 19 de maio de 2003, substituindo a local Pirata FM. Junto com Avaré e Guaratinguetá, foi uma das primeiras afiliadas da rede paulista. Em 2005 a rádio operou durante alguns meses com sua torre em Campinas, tendo uma significativa audiência na época.
Sua cobertura em Campinas era precária, sendo sintonizada de forma local apenas nos bairros mais próximos do Aeroporto de Viracopos. Não possuía promoções de rua, ações e horários locais, apenas um leve investimento em publicidade externa durante sua estréia em 2003. O sinal fraco impossibilitava qualquer investimento na FM.
A Mix “Campinas” possuía uma audiência significativa nas cidades de Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Itu e Salto, locais onde o sinal da FM é bom. A afiliada foi importante para a expansão da Mix pelo Brasil, por isso foi mantida no ar mesmo com a cobertura precária em seu município alvo: Campinas.
A 97.5 FM já foi uma retransmissora da Rede Aleluia e seu futuro ainda é incerto. A FM está retransmitindo a programação da Laser FM, emissora que pertence ao mesmo grupo de comunicação da 97.5 e é vice-líder geral de audiência em Campinas. A Cidade FM 92.5 é a outra FM que pertence a esse grupo.
A Mix não ficará muito tempo longe da região. O encerramento da afiliada 97.5 se deve ao fato da rede paulista conquistar uma emissora própria na região. Campinas receberá ainda em 2009 o sinal da Mix em 101.1 FM, com investimentos locais (ações e programação), com a vantagem de pertencer a São Paulo (acompanhará os investimentos da matriz paulistana).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.