Sexta-Feira, 29 de Junho de 2018 @ 11:05
São Paulo - Emissora foi inaugurada em 1º de julho de 1976 e foi revolucionária ao lançar uma série de tendências no FM nacional
A Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo vai completar 42 anos operando no dial FM paulistano. A rádio passou por uma série de novidades neste último ano, como mudanças no estúdio da rede e também uma nova estilização de sua marca.
A Jovem Pan FM nasceu na Avenida Paulista em 1º de julho de 1976 e, já nas duas primeiras décadas de atuação, foi responsável por lançar uma série de tendências no modo de como se trabalha o rádio FM no Brasil. A Jovem Pan FM manteve a sua linha jovem/pop, porém, conta com boa parte de sua grade com programas voltados ao jornalismo como o tradicional Jornal da Manhã, Jovem Pan Morning Show, 3 em 1 e o Os Pingos nos Is.
Em maio, o grupo Jovem Pan realizou a 10ª Work Week. No evento o Grupo Jovem Pan apresentou uma série de novidades e investimentos para atuar como multiplataforma, além do alinhamento da identidade visual das redes Jovem Pan FM e Jovem Pan News.
Uma das novidades mostradas durante o evento foi a reformulação da marca Jovem Pan, passando também a ser identificada como “Fun & Music”. A rede Jovem Pan News também teve o seu logotipo atualizado. Todas as marcas de programas e também demais canais do Grupo Jovem Pan (como Jovem Pan TVd, Classic Pan, Jovem Pan MPB, entre outros), seguiram um mesmo padrão de identidade visual.
Rede Jovem Pan
O tudoradio.com noticiou que a rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo completou 24 anos de operação ininterrupta no último dia 3 deste mês. O mesmo vale para as duas primeiras afiliadas da rede, Piracicaba e Marília, estas que completam também 24 anos no ar como Jovem Pan FM neste mês de junho.
História
A trajetória da Jovem Pan FM conta com Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho (o Tutinha) na direção desde a sua fundação, nome que foi responsável por esse projeto voltado aos jovens de São Paulo e do país. Desde o início a emissora possui uma programação voltada ao público jovem e durante muitos momentos do rádio a marca Jovem Pan FM liderou como referência de trabalhos para esse segmento. A rádio também está entre as três FMs jovens que alcançaram o topo geral de audiência em São Paulo, vencendo o predomínio das estações populares. Marcou trajetória no rádio ao lançar tendências e revelar alguns dos principais nomes da música nacional e também internacional.
Outra característica importante da rede Jovem Pan FM é a formação de profissionais para o meio. A rádio formou um grande número de radialistas que são referências no mercado, além de sempre manter uma equipe com nomes importantes. Também ficou marcada pelo lançamento e manutenção de fenômenos de audiência como o humorístico Pânico (no ar desde 1993), As Sete Melhores, além de atrações que ficaram na memória dos ouvintes como Djalma Jorge, Ritmo da Noite, Torpedo da Pan, entre outros. A marca da rádio foi constantemente explorada em revistas e coletâneas especiais de CDs e atualmente possui uma forte representação on-line, ampliando a sua presença nas plataformas virtuais.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.