Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Terça-Feira, 29 de Maio de 2018 @ 07:44

Pequenas ou grandes alterações: FMs de São Paulo modernizam as suas identidades visuais

São Paulo - Apenas neste mês de maio três emissoras de São Paulo apresentaram mudanças em seus logotipos

Publicidade

Tem algo novo no ar e não é de hoje. Em apenas um ano várias emissoras importantes de São Paulo apresentaram alguma atualização em suas identidades visuais. As mais recentes ações nesse sentido foram vistas nas rádios do Grupo Jovem Pan (Jovem Pan FM 100.9, Jovem Pan AM 620 e as redes “FM” e “News”) e na Metropolitana FM 98.5. Emissoras como Alpha FM 101.7, Mix FM 106.3 e Rádio Trânsito FM 92.1 também apresentaram atualizações, algumas delas mais sutis, outras mais “agressivas”.

Os logotipos começaram a aparecer nas redes em abril passado, mas foi durante a 10 Work Week (semana passada) que o Grupo Jovem Pan apresentou e oficializou a sua nova identidade visual. Conforme noticiado pelo tudoradio.com, a Jovem Pan FM teve a sua marca reformulada, passando também a ser identificada como “Fun & Music”. A rede Jovem Pan News também teve o seu logotipo atualizado. Todas as marcas de programas e também demais canais do Grupo Jovem Pan (como Jovem Pan TVd, Classic Pan, Jovem Pan MPB, entre outros), seguem um mesmo padrão de identidade visual.

E uma semana antes da convenção da Jovem Pan, a Metropolitana FM “vazou” o seu novo logotipo. A marca anterior foi reestilizada, atualizando a identidade visual da rádio para uma linha mais atual, de desenho mais simples nas linhas e cores. O novo logotipo da Metropolitana FM foi percebido inicialmente no portal da rádio e também nas redes sociais da FM, fato que oficializou a nova identidade visual da 98.5 FM de São Paulo.

Já a Alpha FM se preservou a fazer uma leve atualização em sua marca: retirou o “MHz” de seu logotipo, mantendo apenas a frequência abaixo do nome da rádio (na aplicação padrão). As cores e a arte seguem as mesas e o processo foi iniciado no ano passado, amplificado com a expansão de sua rede. A nova emissora da marca, a Alpha FM 89.9 de Brasília, já nasceu com esse novo formato na arte.

Antes, ainda em 2016, a Mix FM também iniciou o processo de reformulação de sua marca. O logotipo padrão foi reestilizado, adotando linhas mais “retas” e sem efeitos de sombreamento, seguindo as tendências das marcas atuais. O processo de mudança afetou rapidamente as afiliadas da rede e toda a identidade visual da Mix FM segue em modernização, como as mudanças feitas em seus canais digitais, estúdio em São Paulo e nos materiais promocionais da FM.

E, talvez de maneira mais “agressiva”, a Rádio Trânsito FM 92.1 também teve o seu logotipo totalmente reformulado após o encerramento do formato “naming rights” da Caçula de Pneus em seu nome fantasia. A marca da rádio segue com o “alfinete” característico de mapas (relacionado à trânsito) na cor laranja (este que chegou a ser verde no ano passado), mas a arte no geral foi redesenhada.

Outros mercados

Essas atualizações não são exclusividade de São Paulo. Várias emissoras mudaram de forma completa as suas marcas ou fizeram mudanças nas aplicações delas (modernizações mais sutis, mas que causam impacto). No último ano isso foi percebido em rádios como SulAmérica Paradiso FM 95.7 do Rio de Janeiro, Ouro Verde FM 105.5 de Curitiba, Interativa FM 94.9 de Goiânia, entre outras. 

Talvez o exemplo mais “gritante” de mudança foi na Rádio Globo, marca que foi totalmente reformulada no ano passado e afetou vários mercados (já que a estação opera como rede). Porém neste caso a mudança veio junto de um novo projeto, ou seja, a Rádio Globo foi relançada com uma completa modificação de seu perfil e formato.

Tags: Curiosidade, logotipos, arte, São Paulo, rádio, Jovem Pan FM, Alpha FM, Metropolitana FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.