Quarta-Feira, 11 de Julho de 2018 @ 11:07
Curitiba - Jovem Pan FM recupera posição no ranking FM geral, mas trava forte disputa com a Ouro Verde FM
Saiu mais uma atualização dos dados de audiência do rádio em Curitiba e região metropolitana. E a situação segue definida nos detalhes no topo do ranking, com as duas principais concorrentes diretas se alternando na primeira colocação. No geral, o rádio curitibano ficou estável na média de ouvintes por minuto no universo FM (apenas um ligeiro recuo), enquanto no AM+FM o meio avançou (devido a oscilação positiva da faixa AM). Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2018):
No detalhe
A Massa FM 97.7 recuperou a liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), beneficiada pela movimentação atual do meio FM. Mas a disputa segue em aberto, já que essa vantagem é inferior a 500 ouvintes na média por minuto (persistindo um empate técnico que também foi observado na pesquisa passada, mas com vantagem pra Caiobá FM 102.3 nesse período).
A concorrencia é tão intensa que, dependendo da variação da pesquisa, a Caiobá FM aparece a frente (como no 06h-19h/segunda à sexta-feira), enquanto a Massa FM leva vantagem em outros (como o já citado 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Isso mantém a disputa pela liderança em alto nível na Grande Curitiba, briga essa que passa a ficar mais concentrada entre Massa FM e Caiobá FM.
Já a 98 FM 98.9, terceiro geral, não está distante das duas, mas viu a diferença aumentar em relação às pesquisas anteriores. De qualquer forma a emissora popular/hits mantém uma boa vantagem para a demais FMs posicionadas na sequência do ranking geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Uma menção importante: outro ponto positivo da disputa pelas primeiras colocações é a diferença entre os projetos artísticos de cada concorrente. Tanto o mercado como os próprios ouvintes conseguem distinguir os projetos executados pelas três populares que ocupam o topo do ranking FM de Curitiba.
Movimentação no top 5
O resultado também foi muito positivo para a Jovem Pan FM 103.9, líder no jovem/pop em Curitiba. Após uma sequência negativa da FM, a rádio apresentou uma forte reação em seus números nos principais períodos da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Jovem Pan FM recuperou a posição que havia perdido recentemente no “top 5”, indo para quarto geral nesse período.
Porém a briga com a Ouro Verde FM 105.5 segue intensa, pois a líder no formato adulto-contemporâneo continua com uma sequência positiva em seus números, oscilando pra cima a cada nova pesquisa em sua média de ouvintes por minuto. Para se ter uma idéia, em períodos comerciais, a 105.5 FM segue em quarto geral e próxima do “top 3”.
O avanço da Jovem Pan FM também ajuda a concentrar a disputa por posições entre ela e a Ouro Verde FM, abrindo uma certa vantagem para as demais FMs que aparecem na sequência da pesquisa.
Mercado estável
As emissoras que completam o “top 10” em Curitiba no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também continuam com médias dignas de destaque, isso em relação aos números de emissoras como BandNews FM 96.3 (oitavo geral nesse período), Transamérica FM 100.3 e Mundo Livre FM 93.9 (que fecha o “top 10”). A afirmação é baseada no confronto do índice atual dessas rádios com as médias registradas por elas nos últimos meses. Fora que a distância entre as três FMs é pequena no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
À frente está a estável e popular Clube FM 101.5 (em sexto geral) e a Gospel FM 89.3 (sétimo geral e líder no gospel, rádio que melhorou seu índice na comparação com a pesquisa passada). Essas duas FMs estão isoladas em suas respectivas colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
E a novidade fica por conta da CBN FM 90.1. A emissora jornalística cravou um forte avanço em seus números e, depois de várias pesquisas, passou a figurar como a FM mais próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio é seguida de perto pela Evangelizar FM 99.5 nesse período, emissora de perfil adulto/católico que acabou de completar 1 ano em Curitiba.
Importante: entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.
Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.