Quinta-Feira, 26 de Julho de 2018 @ 19:07
Bauru – Segundo a associação, emissora está recebendo áudios com ameaça devido a veiculação da campanha contra rádios clandestinas
A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) divulgou uma nota de repúdio contra ameaças que a equipe da Nativa FM 91.5 de Bauru está recebendo por áudio. De acordo com a associação, as ameaças se dão devido a uma chamada veiculada na rádio sobre a operação de rádios clandestinas. A Nativa FM estreou no dial de Bauru no último dia 16, sendo uma migrante AM-FM.
Segundo a nota de repúdio, as ameaças sofridas pela Nativa FM de Bauru chegaram por meio de um aplicativo de mensagens. Nas gravações enviadas à emissora, por áudio e vídeo, o homem se autointitula “controlador das rádios piratas da cidade”. Ele afirma nas gravações que a Nativa FM sairá do ar caso continue veiculando um spot que alerta sobre a operação ilegal das rádios clandestinas.
Em nota, a ABERT ressaltou que repudia toda e qualquer ameaça ou intimidação contra veículos e profissionais de comunicação que têm a missão de informar a sociedade sobre assuntos de interesse público. Além disso, a nota também faz referência de que a operação de uma rádio sem autorização da ANATEL é considerada crime previsto no artigo 183 da Lei 9.472/97, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito no artigo 336.
A ABERT finaliza a nota de repúdio solicitando que as autoridades locais façam uma apuração rigorosa dos fatos com a punição dos responsáveis.
AESP também se posiciona
A AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) afirmou que “compartilha a nota de Repúdio publicada nesta data pela ABERT, sobre as Ameaças sofridas pela Rádio Nativa FM de Bauru, e igualmente espera que as autoridades locais façam uma apuração do ocorrido com a maior brevidade e que os autores sejam devidamente penalizados”.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.