Segunda-Feira, 30 de Julho de 2018 @ 19:11
Rio de Janeiro – Série especial sobre guerra na Síria entra na disputa na categoria radiojornalismo
Uma reportagem da 93 FM 93.9 do Rio de Janeiro, em parceria com o portal Pleno.News, está concorrendo ao 40º Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog. Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece trabalhos que valorizam a Democracia e os Direitos Humanos. A emissora do formato religioso da capital fluminense concorre ao prêmio na categoria Radiojornalismo com uma série de reportagens sobre os conflitos na Síria.
O portal elaborou um editorial especial com notícias atualizadas desde março, enquanto a rádio preparou uma série semanal entre os meses de março e abril. Juliano Medeiros, responsável pela produção na rádio, explica que foram quatro reportagens que incluíram 11 entrevistados, entre eles especialistas em guerra e Oriente Médio, antropólogos, refugiados, instituições de ajuda humanitária, como Médicos sem Fronteiras e Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e ainda ONGs e ajuda a refugiados.
O trabalho do departamento de jornalismo da Rádio 93 FM obedeceu a todas as exigências do regulamento. Com isso, participa da disputa por uma vaga na final, que acontece em 25 de outubro, durante cerimônia em São Paulo. “Destaco que essa projeção fortalece ainda mais a qualidade do jornalismo que fazemos na programação da rádio, seja nos boletins de informação durante a programação, seja em projetos especiais, como este da Síria. Isso é uma honra por nos nivelarmos a outros grandes grupos de comunicação, exclusivamente voltados para a produção de conteúdo jornalístico”, enfatiza Medeiros.
A série “Especial Síria – a guerra, as vítimas, os refugiados, a esperança” foi fruto de uma ideia de Andreia Mayer, diretora da 93 FM. Ela montou uma campanha, criou as ações e escalou o repórter Medeiros para organizar as reportagens.
A emissora promoveu recentemente o lançamento do aplicativo Audio Guide Israel. O app é gratuito está disponível para smartphones e tablets, com recursos tecnológicos que permitem conhecer a história dos principais pontos turísticos mais visitados em Israel. O projeto chega para celebrar também os 70 anos de Israel, país de relevância singular para cristãos do mundo todo.