Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Quarta-Feira, 01 de Agosto de 2018 @ 13:04

Veículos de comunicação ajudam a checar informações no projeto “Fato ou Fake”

Brasília – Associações de vários meios de comunicação estão apoiando a iniciativa

Publicidade

Jornalistas de vários veículos de comunicação farão um monitoramento diário sobre as mensagens postadas e compartilhadas em redes sociais e em aplicativos de mensagens para esclarecer se a informação é verdadeira ou falsa. A proposta do "Fato ou Fake", novo serviço de checagem de informações lançado esta semana, é identificar as mensagens que circulam na internet e causam desconfiança e esclarecer o que é real e o que é falso.

O principal critério é a transparência de informações, baseada em três pilares: transparência de fontes, que mostrará ao leitor o caminho de apuração percorrido pelo jornalista; transparência de metodologia, com o processo de seleção da mensagem a ser checada; e a transparência de correções, que identificará na reportagem alguma modificação que tenha comprometido a sua publicação original.

A disseminação de notícias falsas é uma preocupação dos veículos de comunicação brasileiros e o serviço de checagem vem sendo adotado por vários deles. A ABERT apoia a iniciativa e ressalta que o combate às notícias falsas deve ser feito com jornalismo profissional. Em campanha pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a ABERT, ANJ, ANER e UNESCO lançaram o vídeo que alerta para a veiculação das chamadas fake.

O serviço de checagem “Fato ou Fake”, além de verificar as informações, acompanhará os desdobramentos dos discursos políticos neste período eleitoral.

Grupo com 24 veículos de comunicação criaram projeto Comprova

Um grupo com 24 veículos de comunicação aderiu a uma iniciativa inédita de unir esforços para combater notícias falsas e desinformação nas eleições deste ano, as chamadas “fake news”. A partir de 6 de agosto, o projeto Comprova vai acompanhar e receber publicações na internet que estejam viralizando para checar sua veracidade. Entre as rádios que integram o grupo estão a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 620 de São Paulo e a Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre.

Tags: Rádio, fake news, jornalismo, notícias

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.