Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é…

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018 @ 17:03

Curiosidade: Jornalismo da Jovem Pan alcança liderança geral em faixa horária nobre do segmento em São Paulo

São Paulo - Jornal da Manhã aparece pela primeira vez na liderança geral no mercado paulistano entre 06h e 07h30, uma das faixas nobres do jornalismo na capital paulista. CBN também avança

Publicidade

O tudoradio.com destacou ontem (9) que a média de audiência do FM paulistano segue oscilando pra baixo, apesar da alta do alcance do rádio nos últimos anos. Porém o jornalismo, em alta por causa do período eleitoral, situação da greve dos caminhoneiros (refletida agora na pesquisa) e a passagem da Copa do Mundo 2018, alcançou a liderança geral do rádio na Grande São Paulo entre 06h e 07h30 através da Jovem Pan FM 100.9 AM 620. O gênero também contou com o avanço da CBN FM 90.5 AM 780, que se consolida no “top 3” geral nessa faixa horária (segunda à sexta-feira, FM+AM+WEB, trimestre maio a julho de 2018). 

A diferença entre a Jovem Pan e Band FM 96.1 (tradicional líder geral no horário) é mínima, mas na "largada" da faixa de interesse do jornalismo o “Jornal da Manhã”, programa que ocupa esse horário na Jovem Pan, aparece pela primeira vez na primeira colocação geral nesse recorte. Vale lembrar que a Jovem Pan também segue com ampla liderança em seu formato (jornalismo) nas faixas 06h-10h e no recorte 07h30 às 09h30 (segunda à sexta-feira, com pico superior a 150 mil ouvintes por minuto nesse filtro).

O avanço da Jovem Pan na comparação com o período anterior também foi acompanhado pela CBN, emissora que se consolida na terceira colocação geral (06h-07h30, segunda à sexta-feira). A "all-news" do Sistema Globo de Rádio também cravou avanços significativos nas faixas 07h30 às 09h30 e das 06h-10h, onde os volumes de audiência da CBN são superiores aos registrados pela própria rádio nas últimas duas pesquisas.

A sequência

Na faixa entre 7h00 e 10h00 a Band FM 96.1 (musical-popular/hits) aparece com boa vantagem na liderança geral, como é de costume em São Paulo, além das demais populares/musicais também avançarem conforme o recorte é ampliado. Mas o jornalismo também avançou nessa faixa, com a Jovem Pan aparecendo em segundo geral na atual medição e a CBN em quinto geral. Nativa FM 95.3 e Alpha FM 101.7 entram nesse bolo a partir do recorte das 07h. Vale lembrar que a faixa que compreende até as 10h00 é considerada como horário nobre do radiojornalismo no país.

O avanço do jornalismo no rádio da Grande São Paulo só não foi acompanhado na "faixa local", ou seja, depois das 09h30 e também no recorte a partir das 10h00, quando as estações estão mais voltadas à cobertura local (sem operação de rede). Nesse caso a Jovem Pan ficou estável, emissora que é a única que continua com uma grade com rede nacional (através do Jovem Pan Morning Show). 

Rádio Capital em destaque

O recorte que atualmente conta com a Jovem Pan na liderança geral (06h-07h30, segunda à sexta-feira) também apresenta outro destaque. A Rádio Capital AM 1040 tem apresentado uma sequência positiva nos últimos dois meses, avanço mais consolidado na medição atual, resultado em três medições de crescimento para a emissora. O resultado atual posicionou a Rádio Capital na quarta colocação geral na Grande São Paulo (06h-07h30, segunda à sexta-feira). Nesse horário a 1040 AM é comandada por Eli Corrêa (entre 06h e 08h).


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, jornalismo, média, universo, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.