Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 31 de Agosto de 2018 @ 07:45

Hoje começa a campanha eleitoral no rádio. Streaming pode ser alternativa para a audiência

São Paulo - Os dois blocos de 20 minutos da campanha eleitoral no rádio não devem ser repetidos na internet

Publicidade

Conforme divulgado amplamente pela mídia e também pelo tudoradio.com (matéria de ontem, dia 30), a propaganda eleitoral tem o seu início nesta sexta-feira (31), permanecendo no meio rádio até o próximo dia 4 de outubro (três dias antes das eleições). Além de uma enxurrada de inserções nos intervalos comerciais das rádios, dois blocos de 20 minutos já ocupam as grades das emissoras. Porém essa prática não deve ser repetida via streaming.

Ao longo da última semana várias emissoras já indicaram para as suas audiências que irão gerar uma grade alternativa à propaganda eleitoral no streaming. Ou seja, quem acompanhar as principais estações do Brasil às 7h00 e às 12h00 via aplicativos, sites (agregadores como o tudoradio.com), entre outras plataformas, vai acompanhar a programação normal dessas rádios. 

Essa prática já foi executada por rádios de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, entre outros, nos períodos eleitorais anteriores. E essa ação deverá ser ainda mais relevante em 2018, apesar do bloco de horário eleitoral ser menor em duração na comparação com o formato das eleições passadas (de até 50 minutos cada). O motivo é a audiência crescente do rádio em ambientes digitais, o que incentiva as rádios a investirem nessas práticas de grades alternativas na web.

Sem obrigações para a internet, essa prática já é comum durante a transmissão da A Voz do Brasil no dial FM/AM, que fica separada do streaming. Recentemente o tudoradio.com realizou um levantamento das emissoras que oferecem grades alternativas via internet durante a execução da A Voz do Brasil no dial.

Leia também: Eleições chegam com novidades para as emissoras, por Rodolfo Moura

Vai vazar…

Apesar da prática de continuar a programação normal via internet nos blocos da propaganda eleitoral, a “enxurrada” de inserções devem vazar no streaming, já que esses materiais serão executados nos intervalos das emissoras. A única maneira de uma estação conseguir oferecer outro conteúdo nesse caso seria separar os intervalos comerciais (entre o FM/AM e a internet), mas isso significa uma reorganização da grade comercial das estações, algo complicado para um período de “tiro curto”).

E a mudança no formato do período eleitoral foi justamente ampliar os impactos das inserções no rádio e na televisão, percebida como mais efetivas do que os dois “blocões” às 07h00 e as 12h00.

Além de ser mais complicado para o meio rádio oferecer alternativas via streaming, as inserções também demandam uma grande atenção por parte das estações para as suas execuções, pois um erro pode custar caro (sendo penalizada pelo TSE).

O esquema no rádio FM/AM

Como que estão organizados os blocos da eleição em 2018: 07h00 às 07h20 e das 12h00 às 12h20, com o domingo livre (mas com as inserções). Todos os detalhes estão aqui (saiba mais).

São 70 minutos diários considerando os dois blocos e as inserções de 30 e 60 segundos, estas espalhadas entre 5h00 e 23h59 (também aos domingos).

Clique aqui para acompanhar as emissoras via internet através do tudoradio.com

Tags: Rádio, propaganda eleitoral, streaming, transmissão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.