Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2018 @ 09:30
Porto Alegre - Espaço onde trabalham os jornalistas dos veículos do grupo foi modernizado para proporcionar mais agilidade e integração
Com o objetivo de fortalecer o jornalismo produzido no Grupo RBS, as marcas Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre, Zero Hora, GaúchaZH e Diário Gaúcho passaram a atuar em uma redação integrada e contemporânea, reformada para unificar a produção de conteúdo das quatro marcas. A estreia ocorreu no final do mês passado e a Rádio Gaúcha transmitiu o primeiro programa ao vivo direto do local, onde há um novo estúdio de rádio.
O novo estúdio possui as mesmas características do já utilizado pela Rádio Gaúcha diariamente – considerado o mais moderno do gênero da América Latina e um dos mais modernos do mundo. Além de manter a qualidade de áudio já reconhecida pelo público, o estúdio da Redação Integrada vai proporcionar mais agilidade para os repórteres e para os programas, que vão refletir o ambiente da redação. Além disso, novos espaços para gravações de vídeos e novas ilhas de edição foram contemplados na modernização do ambiente.
"Integramos as pessoas, criamos espaços que trazem novas possibilidades para o futuro, apostamos em talentos da casa com novos papéis e recriamos processos de produção e distribuição. Tudo seguindo um ciclo que vai do on air para o digital e para o papel, respeitando onde e quando o consumidor quer receber suas notícias", destaca a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
"Estamos construindo aqui a redação do futuro. Um ambiente de jornalismo vibrante, que acompanha as transformações do consumo de notícias, esporte e entretenimento por parte dos públicos a que atingimos", afirma a diretora de Jornalismo de Rádio e Jornais, Marta Gleich.
Desde 2016, a RBS vem realizando uma análise profunda para promover a evolução de suas marcas de jornalismo, seguindo as mais contemporâneas práticas mundiais da indústria e com foco nas pessoas. Alguns exemplos são a criação do Grupo de Jornalismo Investigativo (GDI), o lançamento da plataforma GaúchaZH e o novo modelo de jornalismo na Serra, com a integração das marcas Pioneiro, RBS TV, Gaúcha e Atlântida.