Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2018 @ 13:11
São Paulo – Desses, 112 aparecem com a ocupação de locutor/comentarista de Rádio e radialista
Uma matéria publicada pelo portal Comunique-se mostrou que em 2018, cerca de 450 profissionais de imprensa estão disputando um cargo público nestas eleições. Segundo as informações do portal, 338 candidatos estão registrados como “Jornalista e Redator” e outros 112 aparecem que têm a ocupação de “Locutor e Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista”.
Os dados foram aferidos pelo site no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao registrar candidatura, os postulantes a cargos públicos têm por obrigação informar qual a sua ocupação. No campo de comunicadores, a definição pode se dar de duas formas: “Jornalista e Redator” ou “Locutor e Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista”. A primeira divisão conta com 338 candidatos. A segunda, por sua vez, apresenta 112 registros.
Deputado estadual é o cargo que mais atrai comunicadores nas eleições de 2018. São exatamente 200 candidatos que se registraram como “Jornalista e Redator”. Apenas em São Paulo são 38 profissionais da imprensa que buscam atuar na Assembleia Legislativa paulista a partir do ano que bem. O estado, porém, é superado na parte da locutor/radialista por Rio Grande do Sul e Espírito Santo: são oito representantes gaúchos e capixabas contra sete paulistas.
Além disso, o TSE conta com 123 jornalistas e 19 radialistas candidatos a um dos lugares da Câmara Federal. Novamente, São Paulo aparece na ponta, com 33 jornalistas e quatro radialistas ou locutores. Ainda no âmbito do Legislativo, a bancada de comunicadores no Senado também pode ser impulsionada a partir de 2019.
Entre jornalistas e radialistas há cinco candidatos a segunda suplência de senador, enquanto outros quatro formam chapas ocupando a vez de primeiro suplente. Para o posto titular da “Câmara Alta” não há ninguém registrado como “Locutor e Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista”. Por outro lado, cinco jornalistas querem se tornar senadores da República:
Rondinely Fonseca – PSOL do Amazonas;
Chico Sant’Anna – PSOL do Distrito Federal;
Carlos Viana – PHS de Minas Gerais;
Úrsula Vidal – PSOL do Pará;
Marcos Rogério – DEM de Rondônia
Para o Executivo, o número de comunicadores candidatos cai drasticamente quando comparado com os postulantes a uma das vertentes do Legislativo. Não há, por exemplo, ninguém que briga pela presidência ou vice-presidência da República cadastrado junto ao TSE nessa condição. De todas as 27 unidades federativas do país, apenas três contam com jornalistas que buscam se eleger governadores:
Wilson Miranda – PSC do Amazonas;
Jairo Jorge – PDT do Rio Grande do Sul;
Leonel Camasão – PSOL de Santa Catarina
Com informações do Portal Comunique-se
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.