Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 08 de Outubro de 2018 @ 15:27

Panorama: Transcontinental FM avança e se aproxima da líder Band FM no ranking FM de São Paulo

São Paulo - Alpha FM e Nativa FM continuam travando forte disputa pela terceira colocação geral. Metropolitana FM resiste mesmo com problemas de sintonia

Publicidade

O horário eleitoral no rádio já "dá as caras" no recorte da audiência FM na Grande São Paulo. Como previsto, o grande volume de inserções políticas pode ter auxiliado na queda de volume médio da audiência FM, universo que recuou na comparação com as pesquisas anteriores, estas que são realizadas pelo Kantar Ibope Media. E várias concorrentes (diretas e indiretas) estão mais próximas em períodos gerais. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro-2018):

A concorrência aumenta 

A Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) chamou a atenção do mercado na atual medição. A rádio apresentou um considerável avanço em sua média de audiência, contrariando a tendência vista o meio FM nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a variação do universo FM, somado ao avanço da Transcontinental, deixou a emissora sediada em Mogi das Cruzes mais próxima da Band FM 96.1. 

A Band FM continua isolada na liderança geral nos principais períodos da pesquisa, rádio de formato popular/hits que tem sustentado essa condição há mais de 3 anos e sete meses (fato sempre destacado em campanhas pela 96.1 FM). E o avanço da Transcontinental deixou polarizada a disputa pela liderança geral entre as duas estações. 

Também é destaque a concorrência acirrada pela terceira colocação geral nos períodos gerais. Sem a medição WEB na soma com o FM, a vantagem continua com a Nativa FM 95.3 (popular/romântica), enquanto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a vantagem segue com a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), rádio que assumiu a condição nesse período na pesquisa passada. 

E em relação à medição passadas, Alpha FM e Nativa FM estão estáveis nos períodos gerais e apresentaram crescimentos no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), ou seja, em períodos comerciais. 

Definições nos detalhes 

Tirando a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) que está isolada em quinto geral nos principais períodos da pesquisa, todas as rádios FMs que aparecem na sequência no ranking gerais estão com médias muito próximas. O primeiro "bolo" conta com duas rádios: Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits - esta que resiste na sexta colocação geral mesmo com os problemas de sinais ocorridos desde o final de julho - saiba mais) e 105 FM 105.1 (popular/hits/esportes, que leva vantagem em períodos sem a medição WEB).

Na sequência, ainda completando o "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Antena 1 FM 94.7, Jovem Pan FM 100.9 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 aparecem bem próximas entre si. Essa composição só é alterada sem a medição WEB na décima colocação no 05h-00h (todos os dias e locais), com a NOVABRASIL FM 89.7 entrando no "top 10" (rádio de formato adulto-contemporâneo que cresceu no período comercial e pula para a oitava posição no 07h-19h/segunda à sexta-feira).

Ainda bem próximas desse "pelotão" do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o período geral aponta as presenças das rádios NOVABRASIL FM (já citada), Rádio Disney FM 91.3, Kiss FM 102.1 e Mix FM 106.3. Sem o "WEB" no período, a Rádio Disney ganha posição e as rádios Top FM 104.1 e CBN FM 90.5 ficam mais próximas desse pelotão. 

Novamente com a soma do WEB (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), CBN, Transamérica FM 100.1, Top FM e Feliz FM 92.9 (líder no gospel) aparecem na sequência. 

O mercado também observa as evoluções nas médias das emissoras Rádio Bandeirantes FM 90.9 e Energia 97 FM 97.7 na comparação com a pesquisa anterior, FMs que aparecem já na sequência no  05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Esse "bolo" também conta com a BandNews FM 96.9.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.