Terça-Feira, 09 de Outubro de 2018 @ 10:53
Rio de Janeiro - FM O Dia continua na segunda colocação geral do FM. Quatro primeiras seguem acima dos 200 mil ouvintes por minuto
O mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Diferente das medições passadas, o FM carioca viu uma oscilação negativa em seu universo de ouvintes, variação esta que talvez seja motivada pela presença do horário eleitoral no rádio. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro-2018):
Sem mudanças
O "top 5" do FM carioca continua sem alterações de posições, apenas com o fato das FMs de maior volume de audiência terem contribuído diretamente com a variação negativa do universo de ouvintes por minuto. Nesse cenário a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue na liderança geral, próxima da marca dos 280 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). É possível afirmar que a 97.5 FM ficou ainda mais isolada no topo, já que a sua variação em relação à pesquisa anterior foi a menor entre as FMs do "top 5".
A FM O Dia FM 100.5 aparece na sequência, sozinha na vice-liderança geral do meio FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Super Rádio Tupi FM 96.5 continua entre os destaques, rádio que avança nesse ranking se considerada a sua audiência na faixa AM (atualmente é a única estação que atua nas duas faixas: AM e FM).
JB FM 99.9 (líder isolada no formato adulto-contemporâneo) aparece em quarto geral e segue próxima da Super Rádio Tupi no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As quatro primeiras colocadas continuam com marcas que superam os 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Isolada em sua colocação, a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) fecha o "top 5" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Top 10 tem avanços
A Mix FM 102.1, líder no jovem/pop, foi uma das poucas estações que ignoraram a tendência de oscilação negativa do meio FM carioca. Isso ampliou o isolamento da rádio na sexta colocação geral, com uma marca que é significativa para a sua média histórica. A emissora que está mais próxima da Mix FM no ranking geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a Rádio Globo FM 98.1.
Outra emissora que ignorou a variação negativa do meio FM foi a SulAmérica Paradiso FM 95.7, rádio de formato adulto-contemporâneo. A FM retoma a oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e continua com uma trajetória de alta. A estação é seguida de perto pela BandNews FM 90.3 nesse período geral.
E, novamente fechando o "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a RIO FM 102.9 voltou a variar de forma positiva no Rio de Janeiro. A estação de formato popular/hits obteve o maior crescimento entre as dez primeiras colocadas no ranking carioca, mas ainda é seguida de perto pela Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo).
Novidades
A pesquisa de audiência começa a mostrar os volumes de audiência das rádios Mood FM 104.5 (jovem/pop) e NOVABRASIL FM 89.5 (adulto-contemporâneo). Os volumes ainda não contemplam períodos "cheios" de operações dessas duas FMs, projetos que ainda são muito recentes no Rio de Janeiro. A NOVABRASIL FM retornou ao Rio a partir de junho, mas teve a sua grade local iniciada em agosto (mês de lançamento da Mood FM).
Importante: entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
Cerca de 31 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.
FM+Web
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.