Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018 @ 07:43

Panorama: BH FM se isola na ponta. Liberdade FM avança em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Rádio Itatiaia continua isolada na vice-liderança na medição FM. 107 FM, Antena 1 e BandNews FM ampliam suas médias

Publicidade

O mercado de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM. Segundo a pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, o rádio oscilou negativamente no universo médio de ouvintes, isso na comparação com as pesquisas anteriores. Essa tendência também foi observada em outras praças e pode estar relacionada à presença do horário eleitoral no rádio. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro-2018):

Isoladas em suas colocações

O mercado de Belo Horizonte segue com um "top 3" bem definido, com as emissoras de sempre ocupando as três primeiras colocações no ranking de audiência média. A novidade fica por conta do distanciamento de cada uma delas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual do meio FM isolou ainda mais a BH FM 102.1 (popular/hits) na primeira colocação geral, rádio que segue acima dos 120 mil ouvintes por minuto. Já a Rádio Itatiaia FM 95.7 (jornalismo/esportes) segue sozinha na segunda colocação geral do FM.

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) foi a única FM entre as primeiras colocadas à apresentar um avanço em sua média de audiência. Isso ampliou o isolamento da rádio na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e diminuiu a distância que a separa das duas primeiras colocadas. Trata-se do melhor resultado da Liberdade FM em relação aos índices obtidos pela FM nos últimos meses.

Mais destaques

A 107 FM 107.5 (religiosa/gospel) volta a figurar no "top 5" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), situação conquistada ao apresentar uma leve oscilação positiva em seu índice de audiência na comparação com o resultado anterior. A emissora ainda é seguida de perto pela Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop, líder em seu formato e sexto geral nesse período). A distância entre as duas FMs é inferior a 800 ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Já a Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) segue sozinha em quarto geral nos principais períodos da medição, além da ampla liderança em seu formato de programação na Grande Belo Horizonte.

98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) aparece isolada em sétimo geral, rádio que registrou uma média de audiência muito próxima daquela que foi vista na pesquisa anterior. E na sequência a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) varia de forma positiva e abre vantagem para as FMs que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

CDL FM 102.9 (adulto/alternativo) está isolada em nono geral e a Extra FM 103.9 (popular/hits) fecha o "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é seguida pelas rádios Transamérica Hits FM 88.7 (popular/hits) e Feliz FM 96.5 (religiosa/gospel).

Novidade

A BandNews FM 89.5 (jornalismo) registrou uma de suas melhores marcas em Belo Horizonte. A rádio ignorou a tendência de oscilação negativa do FM na atual pesquisa e se aproximou do "bolo" que está próximo do "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Outra novidade em relação à BandNews FM é o fato de que a rádio já aparece posicionada à frente da CBN FM 106.1 (jornalismo), sua concorrente direta em Belo Horizonte.

Alcance

Apesar da oscilação negativa na média de ouvintes por minuto no meio FM mineiro, o volume registrado no alcance (30 dias) foi superior na Grande Belo Horizonte em relação à medição passada. O tudoradio.com chegou a destacar que cinco FMs (Rádio Itatiaia, BH FM, Liberdade FM, Jovem Pan FM e Alvorada FM) possuem mais de 1 milhão de ouvintes em alcance, situação que é mantida com folga na pesquisa atual.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.