Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2018 @ 15:07
São Paulo – Emissora permaneceu fechada por 26 anos por ordem do regime militar
A Rádio 9 de Julho AM 1600 de São Paulo, emissora controlada pela Arquidiocese de São Paulo, completou 19 anos de sua reabertura na terça-feira (23), após um período de 26 anos lacrada pelo regime militar. A rádio voltou a operar de forma experimental no dia 19 de março de 1999, passando a operar em definitivo a partir de 23 de outubro do mesmo ano.
Desde julho, a emissora passa por uma fase de remodelação da grade de programação. “Já foram feitas algumas mudanças, algumas alterações diretas na programação, outras estão sendo realizadas, e outras ainda vão começar a ser feitas, porque a intenção é conquistar novos ouvintes sem perder aquilo que nós temos. Hoje, ela (a rádio) tem bons índices de audiência”, explicou Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e diretor-geral da Rádio 9 de Julho.
Um dos objetivos principais da constante renovação é ampliar a faixa de ouvintes. “É claro que aqui a gente se depara com algumas limitações: as pessoas que ouvem rádio na frequência AM são de um grupo talvez reduzido, mas é exatamente por isso que a rádio tem ampliado sua participação nas redes sociais, porque assim alcança mais pessoas”, acrescentou o Bispo.
Outro fator que tem agregado ao conteúdo da 9 de Julho é a integração com o jornal O São Paulo, semanário da Arquidiocese, ambos mantidos pela Fundação Metropolitana Paulista. Desde julho de 2017, as equipes de jornalismo dos dois veículos trabalham em uma mesma redação, no bairro da Freguesia do Ó. “Isso proporciona uma integração maior entre produção da rádio e do jornal. Assuntos dos dois meios fluem de uma maneira em que todas as pessoas envolvidas na comunicação participem do processo. Isso também é uma maneira de a gente atrair mais pessoas”, enfatizou Dom Devair, que também é Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação na Arquidiocese.
A renovação da programação tem acontecido aos poucos e ainda há novidades por vir, segundo a emissora. “É claro que toda mudança causa um deslocamento de público, de certas pessoas que não gostam disso e que gostavam daquilo, mas o fato é que por onde a gente vai passando, a gente escuta pessoas dizendo: ‘Olha, estou ouvindo a rádio 9 de Julho e estou gostando dessa programação”, destacou Dom Devair.
História da Rádio 9 de Julho
A emissora entrou no ar em caráter experimental em 1953 para as celebrações do Quarto Centenário de São Paulo. As transmissões oficiais começaram em 1956 em AM 540. A emissora operou até 1973, quando seus transmissores foram lacrados por decreto do presidente Emílio Garrastazu Médici.
Com o começo da redemocratização do Brasil, em 1985 começava a tentativa de restabelecer a Rádio 9 de Julho. O então Ministro das Comunicações só poderia oferecer um sinal de AM 880 no município de São Paulo, mas foi recusada pela Arquidiocese. Em 1990, houve a ampliação da faixa de ondas médias para 1600 e 1700 kHz. Em 1993, o bispo Mauro Morelli pediu ao então presidente da República da época, Itamar Franco, a devolução da Rádio 9 de Julho.
No dia 31 de maio de 1995, o então deputado Hélio Bicudo entrou com um processo no Ministério das Comunicações reabrindo a ação de 1985. No dia em 9 de julho de 1995 em uma cerimônia que contou com a presença do então governador de São Paulo, Mário Covas e do então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, o presidente da República da época, Fernando Henrique Cardoso, anulou o decreto de 1973 e autorizando a operação na frequência AM 1600 à Fundação Metropolitana Paulista.
No ano seguinte, começava o novo projeto da Rádio 9 de Julho. A Nova Rádio 9 de Julho entrou no ar no dia 19 de março de 1999 em caráter experimental. A emissora foi reinaugurada em definitivo no dia 23 de outubro de 1999.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.