Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018 @ 07:45

Panorama: Rádio Itatiaia e Alvorada FM avançam em Belo Horizonte. BHFM segue líder

Belo Horizonte - Mercado mineiro já mostra recuperação no universo de ouvintes em relação à pesquisa anterior. 98 FM e CDL FM também avançam

Publicidade

Mesmo com a pesquisa cobrindo um período cheio da presença do horário eleitoral no rádio, o rádio FM da Grande Belo Horizonte mostrou recuperação em relação à medição anterior. O volume de ouvintes por minuto no universo em períodos gerais foi ampliado, impulsionado pelo avanço de rádios que atuam em diferentes formatos. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/agosto a outubro-2018):

Sem mudanças no top 3

Líder em alcance, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (jornalismo/esportes) voltou a variar de forma positiva na medição de audiência nos principais períodos da pesquisa, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso diminuí a distância que a separa da líder geral BH FM 102.1 (popular/hits), rádio que segue isolada no topo do ranking da audiência média em períodos gerais. 

A disputa pela liderança geral segue polarizada entre a BH FM e a Rádio Itatiaia. Novamente sobre o alcance, ambas se destacam com volumes superiores a 2 milhões de ouvintes diferentes atingidos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Em terceiro, e isolada nessa condição, a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) fecha o top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e nos demais períodos gerais da pesquisa de audiência.

Top 5 mais definido

A Alvorada FM 94.9, líder isolada no formato adulto-contemporâneo, acompanhou a tendência positiva do meio e voltou a variar na média de ouvintes por minuto, permanecendo assim isolada na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a distância entre a Alvorada e o top 3 da audiência média é menor do que a diferença entre a 94.9 FM e as FMs posicionadas a seguir no ranking FM.

O top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pelas rádios 107 FM 107.5 (religiosa/gospel), rádio que é seguida pela Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop). E no caso da 99.1 FM, a emissora continua como um dos destaques de alcance em Belo Horizonte (dona do quarto maior alcance em 30 dias, lembrando que cinco FMs possuem marcas superiores a 1 milhão de ouvintes).

Avanços

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) voltou a variar de forma positiva na pesquisa, seguindo a movimentação do meio. A emissora está cada vez mais isolada em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e tem diminuído a distância que a separa do top 5 nesse mesmo período. 

CDL FM 102.9 (adulto/alternativo) e Extra FM 103.9 (popular/hits) também variaram de forma positiva na atual medição (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). A primeira diminuiu a distância que a separa da Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo, rádio que vem de alta na pesquisa anterior e agora está estável). Já a Extra FM continua fechando o top 10 nesse período, seguida de perto pela Transamérica Hits FM 88.7 (popular/hits), FM que também avançou na medição.

Feliz FM 96.5 (religiosa/gospel), CBN FM 106.1 (jornalismo) e BandNews FM 89.5 (jornalismo) também estão próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Detalhe para a concorrência entre as rádios jornalísticas, com a CBN ganhando posição nesse filtro e a BandNews FM estável após altas históricas para a sua trajetória em Belo Horizonte.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.